Morreu na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, o político e revolucionário cubano Fidel Castro. Muitas têm sido as opiniões sobre o nacionalista mas, para que possas ser tu a perceber um pouco melhor quem era esta figura marcante da História recente, o Espalha-Factos apresenta-te uma lista de 5 filmes sobre o homem que sobreviveu a 638 tentativas de assassinato.

FIDEL: THE UNTOLD STORY

mv5bmje3nzuyotawmv5bml5banbnxkftztcwodmymjawmq-_v1_Este documentário de 120 minutos da autoria da realizadora Estela Bravo é talvez o mais revelador de todas as peças presentes nesta lista. Este filme percorre toda a vida de Fidel Castro, acompanhando-se de entrevistas, imagens de arquivo e vídeos raros do líder cubano. Podemos dizer que Fidel: The untold story é o resumo da vida de Fidel Castro, e um dos mais fascinantes documentários sobre o homem que mudou o panorama político e social de Cuba.

FIDEL

mv5bmje5mteymdawmf5bml5banbnxkftztcwotmxnteymq-_v1_Realizado por David Attwood, esta longa-metragem tem uns impressionantes 200 minutos de duração. Fidel é, essencialmente, a descrição da revolução cubana e da ascensão política de Fidel Castro. Baseado (obviamente) em factos verídicos, este drama apresenta assim o que aconteceu nos seis anos anteriores à queda da ditadura de Fulgencio Batista e também, de forma extremamente resumida, os 40 anos após o fim da Revolução Cubana.

COMANDANTE

scaled_full_dc9c5e515a717214026bComandante é um documentário político produzido pela HBO e realizado pelo famoso Oliver Stone. Esta película de 2003 consiste numa longa entrevista entre o ditador e o realizador onde são abordados diversos tópicos. Como diz o póster do filme, este é um documentário “íntimo e controverso” – não fosse este último adjectivo a imagem de marca de Stone -, constituindo também um “retrato do líder cubano Fidel Castro.

638 MANEIRAS DE MATAR CASTRO

fidel-castro638 Ways to Kill Castro é um documentário britânico que revela inúmeras das tentativas da CIA (Central Intelligence Agency) para assassinar Fidel Castro ao longo da sua vida política. Realizado por Dolan Cannell, filme demonstra vários dos métodos utilizados para matar o líder cubano, sendo que o mesmo sobreviveu a todos. A visualização desta película é agora mais pertinente, pois serve para fazer o espectador entender que só mesmo o tempo conseguiu matar Castro.

CHE: O ARGENTINO

che-part-one-20022Esta longa-metragem realizada por Steven Soderbergh foca-se na Revolução Cubana e principalmente no papel de Che Guevara na mesma. Assim, esta longa-metragem é importante no sentido de mostrar os acontecimentos da Revolução Cubana que levaram à queda da ditadura de Batista através de um ponto de vista que não o do próprio Fidel Castro (que também aparece no filme), mas sim do de outro revolucionário.