A final mundial do Red Bull BC One 2016, a mais importante competição internacional de breakdance, realiza-se já no dia 3 de dezembro em Nagoya, no Japão. Portugal é um forte candidato à vitória.

Depois de, no ano passado, ter ficado apenas a um voto do título, Bruce Almighty, candidato português, terá no próximo sábado a oportunidade de defender uma vez mais as cores nacionais nesta competição internacional.

Após as várias fases de qualificação que decorreram à volta do mundo, o último encontro da ediçao deste ano tem encontro marcado para a cidade de Nagoya, no Japão, reunindo os 16 melhores B-Boys da atualidade. Pelo palco do ginásio municipal de Aichi vão passar representantes de 13 países apurados à escala global e ainda um B-boy a apurar nos dias que antecedem o evento.

Num formato de batalhas de dois elementos, os candidatos procuram dar o seu melhor para impressionar um júri internacional de cinco elementos e assim passar ao próximo round. A avaliação tem em conta vários critérios, a começar pelas bases do breakdance: toprock, downrock, power moves e freezes. As capacidades artísticas de cada participante são também julgadas tendo em conta o seu estilo, expressão individual, coreografia, inovação e caráter.

Bruce Almighty é, uma vez mais, o representante português. Em 2015, em Roma, chegou à derradeira batalha da competição, mas acabou por perder o título para o norte-americano Victor. Este ano, no Japão, Bruce é o favorito à vitória.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Almighty pertence ao grupo Momentum Crew e tem-se destacado nos últimos anos como a principal referência portuguesa do universo do B-boying. Além do Campeão de 2015, vão estar também presentes este ano, o detentor do título de 2006 e 2013 – o coreano Hong10 – e o brasileiro Neguin, vencedor de 2010.

Nascido nas ruas de Nova Iorque, nos anos 70 do século passado, o breakdance tem sofrido uma constante evolução. O Red Bull BC One surgiu em 2004 para agarrar esta verdadeira celebração global do Hip Hop, combinando dança, música, estilo e arte.

A final vai ser transmitida em direto para todo o mundo na Red Bull TV, no dia 3 de dezembro, a partir das 10h30, hora de Portugal Continental.