O Campo Pequeno, em Lisboa, recebeu a final mundial de um dos maiores concursos de moda do mundo. Jana Tvrdikova, da República Checa, e Davidson Obennebo, da Nigéria, foram os modelos que levaram o título. Mas, este ano, o Elite Model Look foi para além dos dois vencedores e dos quinze finalistas. E, por isso, João Tavares, o modelo masculino português, também ganhou. Pelo menos, no Instagram.
Os critérios não foram nem o número de seguidores nem a quantidade de gostos. As páginas dos 62 concorrentes foram analisadas pelo seu conteúdo e foi Cristina Ferreira quem ajudou a escolher os vencedores. João Tavares, o modelo que representou Portugal na final mundial, ganhou, então, o título de Instagram Star. O anúncio foi feito na página oficial do Elite Model Look.
Para João Tavares, este título teve um significado muito forte e uma elevada importância “porque é sinal que correu bem! Fico muito feliz porque sempre que me lembrar que participei vou lembrar-me que ganhei.”. O modelo de 19 anos acredita que ser a Instagram Star o pode “ajudar a abrir algumas portas de alguma maneira”.
A escolha foi justificada pelo facto da página do modelo refletir a sua natureza simples, extrovertida e gentil, através de publicações apelativas. Também as fotografias com outros concorrentes foram um fator extra já que mostram a sua personalidade não competitiva. Mas João Tavares não se ficou pelas redes sociais. O jovem modelo ficou, também, em terceiro lugar, dos modelos masculinos mais votados. Com 874 votos, João ficou a cerca de 570 de ser a People’s Choice.
Foi a primeira vez em 33 edições que o Elite Model Look levou a sua avaliação para o mundo online. E não podia deixar de haver um prémio. João Tavares e Alina Mentieva, a Instagram Star feminina, ganham a oportunidade de fazer um takeover da página da Elite, no Instagram, nos próximos dias.