Sim, vivemos todos num mundo em que temos de chamar Sr. Presidente a Donald Trump, o magnata nova iorquino que é mais conhecido pelo mundo fora graças à catch phrase “estás despedido”. Esta lista vai ajudar-te a perceber como é que ele ganhou nesta que foi uma das campanhas mais perversas à Casa Branca.

É verdade que o processo eleitoral dos EUA pode ser bem confuso para o povo português e, até diria, europeu. Hillary Clinton ganhou o voto popular com mais de três milhões de votos de vantagem, mas perdeu as eleições no Colégio Eleitoral com uma diferença ainda substancial.

Estes 5 filmes vão então ajudar-te a mergulhar na política Norte-Americana e perceber como é que o fenómeno Trump se tornou no 45.º presidente dos Estados Unidos. Senado? Câmara do Congresso? Washington ou Washington D.C? E porquê que a Florida costuma ser tão importante? Percebe tudo com os filmes nesta lista.

The Best Man (1964)

Como é que Trump conseguiu escapar aos rótulos de “anti-candidatura” e deixar de ser a “piada do partido Republicano”? Este filme pode ajudar-te a compreender o processo de escolher um candidato dentro do próprio partido. As eleições primárias são confusas para nós que não as costumamos ter no nossos país, mas basicamente o afiliados de cada partido podem escolher quem será o seu representante nas eleições gerais.

The Best Man é um drama político realizado por Franklin J. Schaffner com um argumento de Gore Vidal. Protagonizado por Henry Fonda, Cliff Robertson, e Lee Tracy, enfoca o processo de escolha na nomeação do candidato à presidência, mostrando todas as manobras sorrateiras por detrás desse processo.

Dr. Strangelove (1964)strangelovewarroom

Uma dos assuntos mais polémicos na reta final da campanha americana foram os códigos nucleares. Donald Trump, conhecido por não ter o melhor dos temperamentos e momentos de reflexão, foi durante semanas alvo de críticas tanto da sua adversária como do Presidente Obama, ambos a mostrar receio em dar os códigos das armas nucleares a alguém como Trump. Este filme de Kubrick pode informar-te melhor do potencial desastre que seria um ataque nuclear no comando Trump.

Realizado por Stanley Kubrick em 1964, este filme é quase uma paródia sobre o ambiente de tensões que nessa altura se vivia entre a Rússia e os Estados Unidos da América, num momento de escalada nuclear entre os dois países. A ação desenrola-se quando um General insano acciona um holocausto nuclear que uma sala cheia de políticos tenta parar.

The Candidate (1964)

Qual será a diferença entre o candidato Mr. Trump e o Presidente Mr. Trump? Esperemos que muitas na verdade. Este filme ajuda a perceber as consequências de ganhares o apoio exacerbado do público e da tua audiência, e de como é tão fácil perderes a tua orientação idealista e ética no seio do jogo político.

Bill Mckay, um homem honesto e idealista, aceita ser o candidato democrata nas eleições para o Senado, contando que possa manter a sua integridade política na disputa. Mas à medida que o seu nome sobe nas sondagens, as suas convicções mudam.

The Ides of March (2011)1017-lrainer-clooney-rainer-film-review-ides-of-march

A política consegue ser mesmo um mundo bastante perverso. Em Ides of March é-nos apresentado todas as formas sujas e lutas dentro do próprio partido no momento da nomeação de um candidato à presidência. Este ano a luta no partido Republicano não deixou de ser feia, quando um candidato anti-sistema e rotulado de “piada” conseguiu arrebatar todo o apoio dos eleitores pelo país fora. Ides of March abre-nos as portas também a esta fase das eleições norte-americanas.

Stephen Myers é idealista e apaixonado por política. É assessor de imprensa do governador democrata Mike Morris, que deseja concorrer à presidência dos Estados Unidos. Durante a disputa das eleições primárias, Myers descobre o lado sujo das negociações e entende como funciona esse perigoso jogo de poder.

Trumpland (2016)trumpland

Talvez o filme mais em tema, este é um documentário de Michael Moore que nos explica toda a ascensão de Donald Trump, neste momento em que a América se encontra. Moore foi também dos primeiros a prever o resultado da passada terça-feira e essa sua previsão é também perfeitamente explicada neste filme.

Trumpland acompanha a ascensão de Trump nas eleições presidenciais de 2016. Desde o seu anúncio que foi alvo de críticas e gozo um pouco por todo o mundo, até aos surpreendentes números nas sondagens, passando pela sua nomeação como candidato Republicano e ao descobrir de quem, afinal, apoia Donald Trump.