São nove os filmes que estreiam hoje nas salas portugueses. De entre esta quase dezena de títulos, destacamos O Primeiro Encontro, a nova obra de Denis Villeneuve.

O Primeiro Encontro

Estreando-se no campo da ficção científica, Villeneuve filma uma invasão de misteriosos extraterrestres que pode a qualquer momento iniciar uma guerra de proporções inimagináveis. Para tentar entender as verdadeiras intenções destes aliens, uma equipa de especialistas é formada para comunicar com eles. Mas o risco de fracassar é elevadíssimo e pode colocar em causa a extinção da raça humana… Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker lideram o elenco deste filme baseado no conto de Ted Chiang.

Outras Estreias

Chocolate

Rafael Padilla nasceu em Cuba, entre 1865 e 1868, quando a escravatura era ainda legal. Após passar a sua infância e adolescência como um escravo na Europa, Padilla consegue fugir do comerciante espanhol a quem pertencia e entre no mundo do espetáculo. Quando, já em 1895, chegou a França, foi convidado pelo inglês George Foottit a criar uma dupla de pantomima, iniciando assim uma amizade e uma carreira que seriam mais tarde afetadas pelo dinheiro fácil, o vício do jogo e a discriminação racial.

O Herói de Hacksaw Ridge

Com um elenco de luxo ao cargo de Mel GibsonO Herói de Hacksaw Ridge é um filme de guerra sobre o pacifismo. Desmond T. Doss é o protagonista, um jovem que, para cumprir o sonho de salvar vidas, se alista no exército, na unidade médica. As suas convicções religiosas impossibilitam-no de ter uma arma e matar o inimigo, mas isso não o impedirá de se afirmar como um herói em plena Segunda Guerra Mundial.

Top Cat: O Início

Nas ruas e vielas da cidade de Nova Iorque sobrevive um “gang” de gatos vadios: Spook, Brain, Choo-choo, Fancy-Fancy, Benny e Top Cat, o líder. Este filme dá a conhecer as origens de cada um dos seus membros e o que deu início a tão peculiar irmandade. Não esquecendo, claro, a razão da eterna rivalidade com o azarado Dibble, o agente de autoridade que não desiste de os perseguir…

Namoro à Espanhola – Aventura na Catalunha

Após o sucesso de Namoro à Espanhola, eis que surge a sua sequela. Contudo, as coisas já não estão como ficaram: Rafa e Amaia separaram-se e seguiram caminhos opostos, ele para Sevilha e ela para a Catalunha. Mas quando o pai de Amaia descobre que a sua filha começou com um relacionamento com um idiota catalão, desce até à Andaluzia para convencer o ex-genro a resgatá-la.

Noite de Amadores

Guy Carter é um arquitecto que, apesar de todos os esforços, não consegue encontrar emprego na sua área. Visto que perdeu o seu seguro de saúde e tem um bebé a caminho, decide concorrer ao emprego de motorista. Mas, sem se aperceber, acaba por arranjar trabalho no transporte de acompanhantes de luxo. Neste âmbito, torna-se amigo de Nikki, Jaxi e Fallon, três prostitutas exigentes e cheias de personalidade que lhe mostram o lado mais atrevido da noite citadina.

Califórnia

Passado na década de 80, Califórnia é um drama coming of age vindo do Brasil. A protagonista é Estela, jovem de 14 anos cujo quotidiano se resume a gerir as expectativas familiares, a amizade e as paixões arrebatadas. Com o aproximar do seu aniversário, pede aos pais que, em vez de uma festa, a deixem ir à Califórnia visitar o seu tio Carlos, jornalista e produtor musical, de modo a conhecer esse mundo.

Toda a Verdade

Quando Mike Lassiter, um jovem de 17 anos, é acusado de assassinar o pai, o advogado Richard Ramsay é contactado para o defender em tribunal. Mike recusa-se a falar sobre o assunto, dificultando a tarefa ao advogado, mas com o decorrer das sessões de tribunal Ramsey apercebe-se que a mãe do réu tem detalhes sobre o caso que poderão mudar o curso do julgamento…

Saca – O filme de Tiago Pires

Realizado pelo jornalista e surfista brasileiro Júlio Adler, Saca é o documentário que traça o percurso profissional e de vida do surfista português Tiago Pires, que se despediu este ano do circuito internacional após o nascimento do seu filho.