Dia de S. Martinho sem castanhas é como avião sem asa ou fogueira sem brasa. Assim, o Espalha-Factos juntou algumas receitas com este alimento rico em vitaminas, fósforo, cálcio e ferro para que não acabes a comer as típicas castanhas assadas neste dia 11 de novembro.

Entradas

Patê de castanhas

pate-de-castanhas

Ingredientes:

2 nabos
1 talo de aipo
1 alho francês
4 colheres de sopa de vaqueiro líquida
400 g de castanhas
sal
1d de natas

Para esta primeira receita, da Vaqueiro, começa por cortar os nabos em cubos e o alho francês em rodelas. De seguida, aquece a vaqueiro num tacho, junta os legumes preparados anteriormente e as castanhas e tempera com sal. Deixa cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando até as castanhas estarem macias.

Deita o cozinhado na liquidificadora, adiciona as natas e tritura tudo até obter uma pasta. Por fim, podes polvilhar com pimenta preta moída e salsa picada e servir em tostinhas.

Croquetes de castanhas

croquetes-de-castanhas

Ingredientes:

200 g de castanhas
sal
2 colheres de sopa de natas
2 ovos
1 colher de sopa de açúcar
cravinho
gengibre em pó
pão ralado
óleo

Continuamos com mais uma receita da Vaqueiro. O passo número um desta receita é ferver as castanhas em água temperada com sal durante 10 minutos. Depois tens de as escorrer e reduzir a puré. Junta as natas, as gemas e o açúcar e tempera com cravinho e gengibre em pó. Mistura tudo muito bem e deixa arrefecer.

Forma bolinhas com a massa (se for necessário usa um pouco de farinha para ajudar) e passa-as pelas claras levemente batidas e pão ralado. Finalmente, frita-as em óleo quente e deixa escorre em papel de cozinha.

Prato principal

Caçarola de frango com castanhas, cogumelos e abóbora

cacarola-de-frango-com-castanhas-cogumelos-e-abobora

Ingredientes:

1 frango
80 g de vaqueiro
300 g de cogumelos
300 g de abóbora limpa
sal
pimenta moída
500 g de castanhas
1,5 dl de vinho branco

Passamos agora para uma receita fácil e aconchegante, tal como os dias de outono pedem. Corta o frango em pedaços pequenos e aloura-o num tacho com a vaqueiro. Entretanto corta os cogumelos e a abóbora em pedaços.

Tempera o frango com sal e pimenta moída e junta-lhe os cogumelos, a abóbora e as castanhas. Rega com o vinho branco e deixa cozinhar em lume brando até o frango e as castanhas estarem macios.

Doces

Mousse de castanhas

mousse-de-castanhas

Ingredientes:

4 folhas de gelatina
1 lata de puré de castanhas
1 lata de leite condensado
4 claras

Agora uma receita para os mais gulosos, uma mousse de castanha. Começa por colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Bate o puré de castanhas com o leite condensado na batedeira eléctrica. À parte, bate as claras em castelo bem firme. De seguida, escorre a gelatina e derrete-a no micro ondas. Junta a gelatina derretida ao preparado anterior e mistura bem. Adiciona ainda, aos poucos, as claras batidas, envolvendo-as delicadamente. Termina a sobremesa deitando o preparado numa taça e levando ao frigorífico.

Bolachas de castanhas

bolachas-de-castanhas

Ingredientes:

200 g de castanhas
180 g de manteiga
180 g de açúcar mascavado
2 ovos
400 g de farinha

Para fazer estas bolachas de castanha da Marmita, começa por cozer as castanhas em água a ferver, descasca-las e esmaga-las com um garfo. Bate a manteiga (à temperatura ambiente) com o açúcar e as castanhas. Adiciona os ovos um a um e envolve a farinha até criar uma massa seca. Estende a massa numa superfície polvilhada com farinha e corta-a com moldes de bolachas.

Depois, basta colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180o durante aproximadamente 15 minutos.