escritor-virgilio-ferreira-em-sua-casa-foto-de-jorge-trabulo-marques

Adaptação cinematográfica de ‘Aparição’, de Vergílio Ferreira, filmada em Évora

Uma nova adaptação de Aparição, um dos maiores triunfos da carreira de Vergílio Ferreira, terá o distrito de Évora como o pano de fundo das suas filmagens.

Com realização de Fernando Vendrell, argumento de Fátima Ribeiro e João Milagre, este filme promete explorar a “coincidência muito estranha” de existirem “similitudes entre a ficção e a realidade na produção do romance“, para citar as palavras do cineasta.

Estando em desenvolvimento há sensivelmente nove meses, e com as filmagens a começar ainda neste mês, esta nova adaptação visa retratar as vivências de Alberto Soares, um jovem escritor que teve a seu encargo a edição de um livro de poemas, e que posteriormente desempenhará o cargo de professor no liceu de Évora, onde embarcará numa aventura.

Existe um paralelismo evidente entre a história de vida do autor de Aparição, e a personagem principal da sua mesma adaptação cinematográfica. O foco das actividades desta personagem será no centro histórico de Évora e arredores, sendo que esta obra visa dar a conhecer o distrito, numa perspectiva nacional e internacional.

De acordo com o realizador, Jaime Freitas irá interpretar a personagem principal, sendo o restante elenco constituído por nomes como Rui Morrison, João Cachola, Rita Martins, entre outros. A adaptação de Aparição tem estreia marcada para meados de maio de 2017.

Mais Artigos
Audiências sábado
Audiências. RTP1 aguenta-se em dia de queda para SIC e TVI