A famosa história do Capitão Nemo foi finalmente adotada em Once Upon a Time, trazendo pela milésima vez uma boa dose de problemas familiares aos nossos protagonistas. O novo episódio da série, intitulado Dark Waters, estreou no canal ABC no dia 30 de outubro. Em Portugal, a série Era Uma Vez é exibida no AXN White.

Na Floresta Encantada, durante a primeira maldição, Hook (Colin O’Donoghue) é recrutado pelo Capitão Nemo (Faran Tahir) para o ajudar a encontrar um tesouro que os levará para outro mundo. À borda do submarino, Hook revela a verdade sobre ter morto o próprio pai e ter deixado um meio-irmão vivo, já que Nemo faz questão de trazer os dramas familiares para cima da mesa. E convenhamos que, em Once Upon a Time, isso é o pão nosso de cada dia.

O tesouro consegue ser capturado, mas a grande surpresa vem quando Hook descobre que o seu meio-irmão, Liam, está a bordo do submarino em busca de vingança. Liam tenta matar Hook, mas acaba por esfaquear Nemo e, à medida que o protagonista escapa, os dois acabam por viajar para a dita terra – que é, como já suspeitávamos, a Terra das Histórias Inacabadas. O que nos traz de volta para Storybrooke, nos dias de hoje.Once Upon a Time

A Rainha Má (Lana Parrilla) está decidida a espalhar o caos, começando por Henry (Jared S. Gilmore), ao dizer-lhe que Hook traiu Emma (Jennifer Morrison) por não se ter livrado do par de tesouras mágicas. Hook tenta apaziguar Henry e, já que os dois estão convenientemente nas docas, entra novamente em cena o submarino de Nemo e a dupla acaba por ser raptada.

A mesma cena repete-se e Liam está dentro do submarino, pronto para atacar Hook, mas este tem agora Henry para os proteger e ambos conseguem imobilizar o inimigo. É o momento chave em que Henry percebe que, apesar de todos os seus defeitos, Hook já faz parte da sua família. No hospital, Liam reencontra o Capitão Nemo vivo e de boa saúde, portanto todos se desculpam uns aos outros e vivem felizes para sempre.Once Upon a Time

Os restantes residentes de Storybrooke também andam com uma boa dose de drama. Snow (Ginnifer Goodwin) e David (Josh Dallas) conseguem resgatar Archie (Raphael Sbarge) da casa de Zelena (Rebecca Mader) e, depois disso, descobrem que Belle (Emilie de Ravin) vai fazer a sua primeira ecografia ao bebé. Já que as coisas com Rumplestiltskin (Robert Carlyle) não estão famosas, também ela está a sentir falta de uma família.

Emma (Jennifer Morrison) decide recrutar Aladdin (Deniz Akdeniz) para alguns conselhos entre Salvadores, até ao momento em que este descobre através de Jasmine (Karen David) que Agrabah já não existe, o que arruína um pouco as suas hipóteses de voltar a ser um Salvador.Once Upon a Time

A parte mais perturbadora vem quando a Rainha Má começa a fazer avanços perante Rumplestiltskin, com o pretexto de ambos se juntarem para recuperar a tesoura mágica e a usarem para o proveito próprio. A dupla assim o consegue e, no momento em que acabam por partilhar um beijo, Belle está do outro lado da porta, com novidades sobre a ecografia. A isto é que se chama estar no sítio errado à hora errada.

Numa temporada de Once Upon a Time tão boa, este episódio caiu um pouco no vazio, apresentado uma personagem nova – Capitão Nemo – que acabou por não ser assim tão interessante e trazendo novamente dramas familiares que, convenhamos, já estão mais do que gastos. A edição e prestação do elenco estiveram melhores do que o habitual, mas tal não apaga o fato de ter sido uma hora que pouco ou nada acrescentou à série.

NOTA: 5/10