Esta segunda-feira, dia 31, é dia de Leonardo DiCaprio em dose dupla no prime-time da RTP1. 

Para iniciar, a estação pública emite às 21h00, em estreia na televisão aberta, o novo documentário da autoria do ator. Intitula-se Before The Flood e é focado nas alterações climáticas, bem como naquilo que cada um de nós pode fazer para evitá-las.

Before the Flood mostra o ator a viajar pelos cinco continentes e Ártico, explicando os efeitos das mudanças provocadas pelo homem no clima. O filme tem ainda participações especiais do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Papa Francisco, com quem o ator se reuniu para discutir o tema. A estreia decorre em simultâneo em 171 países.

Lê também: Before the Flood, o alerta de DiCaprio para a tragédia iminente

blood-diamond

Depois, DiCaprio ainda regressa às 23h55, no filme Diamante de Sangue. A produção de 2006 acompanha a história de Danny Archer, um mercenário sul-africano, e do pescador Solomon Vandy.

Apesar de terem nascido no mesmo continente, têm histórias completamente diferentes e agora os seus destinos unem-se na procura dum raro diamante cor-de-rosa. Com a ajuda de Maddy Bowen, uma jornalista norte-americana, embarcam numa perigosa jornada no meio do instável território, assolado pela guerra e pelo terrorismo.

Não é só DiCaprio. Prós e Contras também debate aquecimento global

A seguir a Before The Flood, e ainda antes de Diamante de Sangue, é hora de Prós e Contras. Às 22h46, Fátima Campos Ferreira lança o debate sobre as questões ambientais levantadas pelo documentário. Num “grande debate sobre o futuro da humanidade“, um olhar acerca do desenvolvimento e da preservação do planeta.