11_29_15_585_cupcake_de_chocolate_com_doce_de_ab_bora
fotografia de GShow

Halloween. Receitas com abóbora para um menu vibrante

A abóbora, com a sua cor vibrante, está  presente em qualquer decoração de Halloween que se preze. Para além disso, possui um sabor acentuado e é pobre em calorias e rica em nutrientes, fibras e vitaminas (A, B1, B2 e C). O Espalha-Factos sugere-te meia dúzia de receitas para festejares a noite mais assustadora do ano.

Entradas

Creme de Abóbora
fotografia de PetitChef
fotografia de PetitChef

Ingredientes:

300 g de abóbora
2 batatas (médias)
200 ml de natas / creme de leite
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 colher de café de pimenta
1 colher de café de sal
1/2 alho francês / poró

Comecemos por uma receita do PetitChef, para seis pessoas. Basta cortar o alho francês, as batatas e a abóbora (esta pela metade e em cubos, sem as sementes). Ligar o lume a médio e, numa pequena panela, cozer o óleo de girassol e o alho. A seguir, juntar as batatas e a abóbora, assim como sal e pimenta. Depois de mexer por três minutos, colocar água até cobrir tudo, colocar a tampa e deixar cozer durante 30 minutos. Para verificar a cozedura é só picar os legumes para tentar perceber se já estão tenros. Por fim, é só utilizar um liquidificador, juntar natas e mixar de novo.

Torta salgada de abóbora
fotografia de greenMe
Ingredientes:
Para fazer a massa
250gr de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
água
Para o recheio
Azeite extra-virgem
Cebola pequena
Alho
400gr de abóbora
Sal
Cogumelos, azeitonas, pimenta e/ou parmesão ralado
Uma receita de greenMe, para abrir o apetite. Para fazer a massa, é necessário misturar 250gr de farinha de trigo, duas colheres de sopa de azeite extra-virgem e água suficiente para obter uma massa lisa e homogénea. A massa deve ser espalhada numa assadeira coberta de papel de alumínio. Para preparar o recheio, doura em azeite extra-virgem uma cebola pequena e um pedaço de alho cortados em tiras. A seguir, junta 400gr de abóbora (apenas a polpa já limpa, descascada e cortada em cubos pequenos) e deixa cozinhar com uma pitada de sal numa panela com tampa, a lume brando. É necessário virar de vez em quando para não queimar. Quando a abóbora estiver cozida, espera que esfrie e, de seguida, coloca o recheio sobre a massa para ir para o forno. Adicione os seus ingredientes favoritos. Sugerimos cogumelos, azeitonas, pimenta e/ou parmesão ralado. A torta deve assar no forno a 180 °C por cerca de 25-30 minutos, até dourar.

Pratos Principais

Frittata de peixe com abóbora
fotografia de Cinco Quartos de Laranja
fotografia de Cinco Quartos de Laranja
Ingredientes:
6 ovos
1/2 cebola roxa cortada em meias luas
100 g de abóbora cortada em cubinhos
4 filetes de pescada cortados em pedaços
1 ramo de salsa
1/4 de pimento vermelho cortado tiras
5 colheres de sopa de leite ou natas
Sal e pimenta-preta q.b.
Uma receita de Cinco Quartos de Laranja. Comecemos por colocar o azeite numa frigideira, levar ao lume e saltear a cebola, o pimento e a abóbora (já descascada, limpa e cortada). Por fim, deve adicionar-se os filetes cortados em cubos e deixar cozinhar. Antes de retirar do lume, adicionar um raminho de salsa picada. O passo número dois é bater os ovos com leite e temperar a gosto com sal e pimenta. Depois deve colocar-se o preparado de legumes com o peixe num recipiente de forno, forrado com papel vegetal, e regar com os ovos. Depois de ir ao forno, é só servir com uma salada de alface e tomate.
Salada de abóbora manteiga assada com lentinhas
fotografia de Cinco Quartos de Laranja
fotografia de Cinco Quartos de Laranja
Ingredientes para a abóbora assada:
550g de abóbora manteiga cortada em cubos (1 abóbora pequena)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 haste de alecrim
Ingredientes para a salada:
abóbora manteiga assada
500g de lentilhas castanhas cozidas
1 cebola roxa picada
100g de queijo feta cortado em cubos
2 queijos frescos pequenos cortados
folhas de alface
sal q.b.
azeite e vinagre q.b.
Mais uma receita de Cinco Quartos de Laranja, desta vez para vegetarianos. Para preparar a abóbora, coloca-a já preparada num tabuleiro de forno. Adiciona alecrim e rega com vinagre balsâmico e azeite. Leva ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35 minutos. Para finalizar, junta os ingrediente numa taça e tempera com sal, azeite e vinagre a gosto.

Bebida

fotografia de PetitChef
Café com leite e abóbora e umas quantas especiarias. Para uma noite fria e escura a dois. O passo número um é fazer puré de abóbora: descascar e cortar em cubos para levar a cozer numa panela com manteiga, coberta, durante 20 minutos de lume médio. Já fora do lume, colocar numa taça e juntar açúcar, canela, gengibre e noz moscada – e triturar tudo. A seguir é só aquecer o leite e juntar duas colheres de sopa do puré de abóbora e misturar com uma varinha de aros. Depois adiciona-se o café mexe-se sem deixar ferver. Serve-se num copo como da imagem e decora-se com chantilly e um bocadinho de cacau em pó ou canela por cima.

Ingredientes:

Para o puré de abóbora
300 g de abóbora
manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de canela
1/2 colher de café de gengibre
1/4 colheres de café de noz moscada

Para 2 cafés latte
600 ml de leite
160 ml café
4 colheres de sopa de puré de abóbora

Sobremesa

Cupcake de chocolate com doce de abóbora
fotografia de GShow
fotografia de GShow

Ingredientes:

Massa:
1 mistura para Cupcake Nita Cook Sabor Chocolate
200 ml de leite
5 colheres (sopa) de óleo

Recheio:

250g de doce de abóbora

Para fazer a massa, mistura com um garfo o conteúdo do Cupcake Nita Cook com o leite e o óleo até a massa ficar lisa e homogénea. Depois deve preencher-se as formas de papel com metade da massa e colocar dentro de formas de silicone ou alumínio próprias para cupcake. Deve ir ao forno durante cerca de 13 minutos. Para adicionar o recheio, utilize uma manga de confeiteiro para, através de um furo no centro do cupcake, adicionar o doce de abóbora. O furo deve ser fechado com o pedaço de bolo que se retirou. Para a cobertura, é necessária pasta americana em laranja, preto e verde. As pastas podem ser encontradas em lojas de doces e artigos para festas.

Mais Artigos
HBO vai adaptar ‘The Last of Us’ numa série televisiva