Pussy Riot: “A vagina é maior que Trump”

A banda punk russa Pussy Riot lançou uma nova música, com um vídeo para acompanhar, em celebração da vagina e onde ripostam aos comentários misóginos feitos por Donald Trump, durante a corrida à Casa Branca.

No início de outubro, o The Washington Post divulgou uma gravação privada, feita em 2005, na qual o candidato republicano tece comentários sexistas. No diálogo, a que Trump chamou “conversa de balneário“, o político afirmou segurar em mulheres “pela vagina“. Afirmações da mesma natureza foram feitas durante o terceiro debate televisivo: frente a frente com Hillary Clinton, o multimilionário apelidou-a de “mulher detestável“.

Nadezhda Tolokonnikova, ativista e membro do grupo feminista, foi uma das três mulheres que foram presas na Rússia em 2012, após o lançamento da música Punk Prayer. A canção era marcada por uma posição assumidamente anti-Putin e os membros foram acusados de holiganismo.

“Acredito que a ideia de uma sexualidade feminina poderosa é muito maior que qualquer homem populista e megalómano.

Does your vagina have a brand?“, perguntam no início da música inédita: Straight Outta Vagina e lembram: “If your vagina lands in prison / Then the world is going to listen.” O refrão é viciante e provoca: “Don’t play stupid / Don’t play dumb / Vagina’s where you’re really from!

Em conversa com o The Guardian, a artista afirmou: “Acredito que a ideia de uma sexualidade feminina poderosa é muito maior que qualquer homem populista e megalómano.” E acrescentou: “A vagina é maior que Trump.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Bp-KeVBNz0A]

Tolokonnikova comparou a epidemia de “ideias patriarcais e misóginas” com a pandemia de doenças sexualmente transmissíveis. “Trump apoia abertamente os métodos autoritários de Vladimir Putin. É assustador. Não é este o mundo no qual eu quero viver“, temeu.

Pussy Riot preparam a divulgação de dois novos vídeos sobre as políticas russa e norte-americana, como resposta a preocupações que partilham sobre a influência crescente de movimentos de nacionalismo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.