Se estás cansado de comer sempre o mesmo de manhã, se já sabes de cor o passatempo que vem na parte de trás da caixa dos cereais ou se achas que está na hora de fazer opções mais saudáveis, o melhor é começares com aquela que todos dizem ser a refeição mais importante do dia. Até podes acordar com muito sono ou sem apetite, mas se experimentares estas sugestões de pequeno-almoço o teu dia vai provavelmente começar muito melhor.

Segue as receitas ou espreita a galeria para alternativas idênticas para o pequeno-almoço.

Torradas com abacate e ovo

Simples, simples, simples! Esmaga um pouco de abacate, barra numa torrada e coloca por cima um ovo. Cozido, escalfado ou estrelado, a escolha é tua. Fica delicioso. Podes sempre substituir o pão por tostas integrais, se quiseres uma alternativa mais saudável.

Panquecas de aveia, banana e canela

Esta é talvez a receita de panquecas mais fácil de fazer. Só precisas de quatro ingredientes: 2 colheres de farinha de aveia, uma banana, um ovo e canela a gosto. Bate o ovo, junta a banana partida, a aveia, a canela (não tenhas medo de abusar) e mistura tudo. Liga a frigideira (antiaderente de preferência) no mínimo e, quando estiver quente, espalha a massa da panqueca na frigideira. Tapa a frigideira e deixa cozinhar durante 3 a 5 minutos, ou quando achares que já está boa. E já está! Nem precisas de virar a panqueca. Depois podes acompanhar com fruta, mel ou frutos secos!

Papas de aveia

Existem milhares de receitas de papas de aveia na Internet, com fruta, amêndoas, iogurte, sementes ou cacau. O melhor mesmo é experimentar todas. Numa panela ao lume leva os flocos de aveia com água, leite ou bebida vegetal. Podes juntar também canela ou baunilha para dar um sabor diferente. Leva ao lume até engrossar e quando estiver na consistência que mais gostas transfere-as para uma taça. Decora a gosto.

Smoothie

smoothies para todos os gostos. E não têm de ser verdes nem saber a couve. Se não fazes ideia do que misturar, deixamos-te esta imagem que encontrámos aqui. Escolhe um ingrediente de cada uma das categorias, mistura tudo e já está!

 

Pudim de Chia

Sim, parece estranho. Mas ótimo para os dias de correria em que não tens tempo de preparar o pequeno-almoço, porque podes fazê-lo no dia anterior. Para fazeres pudim de chia tens de juntar sementes de chia a bebida vegetal (de amêndoas, de arroz, de soja) num pequeno frasco ou taça. Podes também adicionar canela, gengibre ou baunilha para ter mais sabor. Agita a mistura e volta a fazê-lo passado uns minutos, para ficar homogénea. Na manhã seguinte é só juntar os toppings: fruta, sementes, frutos secos, pedaços de cacau ou flocos de aveia.