cub_9827

‘Filho da Treta’: duas gerações e a memória de Toni resultam numa treta perfeita

O Filho da Treta estreou no dia 14 de setembro no Auditório dos Oceanos, no Casino de Lisboa, e estará em cena até ao próximo dia 30 de outubro. O Espalha-Factos assistiu e vem levantar o véu da sequela dAs Conversas da Treta.
José Miguel Gomes e António Machado sobem ao palco como Zézé – já bem conhecido do público – e Júnior, o filho de Toni. Com a plateia bem preenchida, as luzes do auditório baixam, as do palco acendem, a melodia cómica faz-se ouvir e a peça começa.

Enquanto Júnior luta para tentar travar a sua bicicleta desmontável quase incontrolável, Zézé senta-se e adormece. O seu telemóvel toca, é do concurso das patacas. Júnior finge a chamada para o acordar e fá-lo acreditar que vai enriquecer com o concurso. Depois de discutirem a especial apetência de Zézé para dormir durante longos períodos de tempo, o filho de Toni arranja uma cadeira e senta-se ao seu lado. Num palco todo preto, dois focos de luz iluminam as cadeiras onde ambos se sentam.

cub_9436
Foto: Divulgação

A memória de Toni a ligar as duas gerações

O diálogo passeia por temas bem conhecidos da plateia, como a guerra dos tuk tuk, táxis e uber, o desemprego, os colégios privados, as start-ups – ou “tarter-ups” para Zézé -, o veganismo, a comunidade LGBTQ, os refugiados, a emergência do gourmet, o tinder, a Guerra dos Tronos, Gustavo Santos, Ricardo Salgado e tantas outras pérolas da atualidade.

Os dois indivíduos representam duas gerações. É Toni, ou a sua memória, que os liga. Assiste-se a um debate descontraído e bem temperado com o humor expectável. Aliadas a um texto atual e cativante,  as prestações de José Pedro Gomes e António Machado foram irrepreensíveis. O melhor amigo e o filho de Toni, lado a lado, deixaram a treta acontecer, conquistando o público saudoso nos primeiros minutos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Nazaré
Segunda temporada de ‘Nazaré’ já tem data de estreia