Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

Esta semana o Espalha-Factos quer ajudar-te a colocares a procrastinação de lado e focares-te nos teus objetivos da forma mais eficaz possível. Para tal, trazemos quatro das melhores aplicações de gestão de tarefas do mercado mobile.

  • Strides

Bastante conhecida neste segmento do mercado para dispositivos iOS, Strides funciona de forma simples e intuitiva. Basta criar um objetivo novo ou escolher um da lista de sugestões da app e definir que tipo de tarefa esta é.

Escolhemos Habit para formarmos um hábito novo ou perdermos um antigo e nos ajudar a desenvolver novas rotinas. Target é o tradicional objetivo com uma data fixa que podemos verificar se não está a “derrapar” consultando os dados da aplicação.

Average permite definir um valor associado a uma dada tarefa a cumprir como número de passos dados por dia e manter a informação da nossa verdadeira média.

Por último, Milestone é designado para grandes metas que são divididas em pequenas tarefas e permite ir acompanhando o nosso progresso à medida que as vamos concluindo até terminarmos o principal objetivo.

Download: iOS 

  • GoalTracker

Uma alternativa ao Strides para Android, GoalTracker tem um comportamento bastante similar à mencionada aplicação com o utilizador a poder definir um ou vários objetivos que deseja completar.

Depois basta consultar a aplicação para marcar o progresso e esta faz todos os cálculos necessários para nos mostrar em simples gráficos se estamos ou não no bom caminho.

Assim como StridesGoalTracker é uma boa ferramenta não só para quem quer ajuda na gestão da lista de coisas a fazer, mas também para quem quer mudar os seus hábitos ou atingir um alvo que almeja. 

GoalTracker

GoalTracker

Download: Android 

  • Habitica

Habitica tem como objetivo tornar divertidas todas as tarefas do dia a dia que temos que cumprir, mas para as quais às vezes falta motivação.

Seguindo o conceito de gamification, a app coloca-nos aos comandos de um pequeno mas destemido herói ou heroína num mundo de fantasia. A partir daí, definimos as nossas tarefas e objetivos e estes tornam-se missões a cumprir no jogo.

Assim que cumprimos alguma dessas “missões”, somos recompensados com moedas, pontos de experiência ou melhor equipamento, dando mais incentivo à conclusão de tarefas rotineiras e maior satisfação pelas termos terminado com sucesso.

Download: iOS | Android

  • Coach.me

Para quem procura algo um pouco mais simples, a antiga app Lift passou agora a Coach.me e permite criar uma lista de várias objetivos ou tarefas a cumprir e ir marcando o nosso progresso.

A juntar à simplicidade que faz a app ser mais semelhante a uma lista de coisas a fazer, esta possui também a possibilidade de criar planos de conclusão de tarefas que podemos partilhar com a comunidade de utilizadores.

Coach.me

Coach.me

Download: iOS | Android