A ModaLisboa Together começou ontem, nas Fast Talks, por discutir o papel da moda na atualidade. O evento só termina dia nove de outubro. Partilhamos consigo os cinco momentos que não queremos perder em mais uma celebração da moda portuguesa.
Sangue Novo
Assistir ao desfile Sangue Novo é incontornável. Há 25 anos que se procura novos talentos através da plataforma de apresentação de trabalhos de jovens designers formados em escolas nacionais e internacionais. Estivemos atentos na ModaLisboa Kiss, na ModaLisboa Timers, na ModaLisboa Curiouser e poderíamos continuar a recuar, não estivesse na hora de olhar para outras coleções. Este ano são 11, a decorrer a partir das 18h, no Pátio da Galé, Praça do Munícipio.
Perante a obrigação de escolher apenas três, estamos curiosas para ver a coleção C+B, de Hermione Flynn, que promete ser socialmente provocante; Manipulation, de Sofiya Malichenko que já realizou um estágio no Atelier de Ricardo Preto; e Effeuiller, de João Oliveira, que surge da necessidade de cruzar a estética do streetwear com a praticabilidade do sportswear. Porque gostamos de números pares, deixamos mais um nome: Carolina Machado com Pure, uma coleção inspirada na obra de Jason Martin, que oscila entre a escultura e a pintura.
À semelhança das edições anteriores, será atribuído um prémio à melhor coleção e um dos designers será convidado pela FashionClash a representar Portugal na próxima edição do evento, a decorrer em Maastricht, em junho de 2017.

CO 2.0 e a afirmação da mulher
O novo capítulo da marca de Catarina Oliveira, até agora exclusivamente dedicada à roupa masculina, representa a afirmação da mulher, embora mantenha a visão sporstwear, a atitude e a confiança. Dia sete de outubro, às 20h30, no n.º 31 da Praça do Munícipio. A área expositiva é de entrada livre ao público.

Memórias de um Verão Azul
Inspirada nas memórias do verão de 1990, ano em que a marca foi fundada, a Cia.Marítima aproveita-se da licença poética e apresenta o seu verão 2017. Imagens de conchas, estrelas do mar, escamas de peixe, pranchas de surf e violões, plumerias, algas e corais marcam os prints em tons de azul e verde. Os acabamentos com tranças e nós diferenciados são o ponto alto da coleção. Às 19h30 no Pátio da Galé, Praça do Munícipio.
A protagonista é a Natureza
Dino Alves alerta, com a coleção Warning, para o “futuro próximo, preocupante e assustador pelo qual, nós, seres humanos e gerações vindouras iremos passar, sofrendo assim, as consequências.” Uma história que, triste mas realista, é ainda assim um pouco romântica. É ainda um prenúncio de um novo projeto, afirmam. Por enquanto, podemos imaginar, às 23h, no Pátio da Galé, Praça do Munícipio.

É hora do recreio
A Playground by Banda vai apresentar, no dia oito, às 17h, parte da sua coleção para o verão 2017 no Wonder Room, na Praça do Munícipio. Num espaço lúdico, criativo e divertido, a marca desenvolve peças únicas e personalizadas que podem sair diretamente do playground para a rua. Entrada aberta ao público.
O adeus e o programa completo da ModaLisboaTogether
No último dia, nove de outubro, destaca-se o desfile Do You See Me?, de Ricardo Preto. Inspirado na beleza luxuriante das Filipas e nas linhas puras da Arquitetura moderna, apresenta o compromisso entre a estrutura e o fluir da Vida. É possível ver o programa completo aqui.