Foi no passado dia 14 de setembro, no espaço do restaurante À Parte, que a atriz Ana Guiomar apresentou mais um dos seus inúmeros novos projetos: o livro Mãe, Já Não Tenho Sopa. O Espalha-Factos foi assistir ao lançamento do tão aguardado livro e conversou com a autora e alguns dos seus convidados, num espaço em que as mesas estavam recheadas com as receitas da atriz.

O livro de culinária, a que Ana Guiomar se refere como o seu “tarot culinário” (por ser um conjunto de cartões, cada um com uma receita) nasceu de uma conta no Instagram com o mesmo nome do título. “Lembro-me de ela falar comigo e dizer ‘vou fazer uma brincadeira com comida no Instagram’ e de repente aquilo tornou-se numa coisa muito maior do que ela estava à espera e acho que isso se deve à pessoa que ela é e à forma como mostra o seu trabalho. Há anos que digo que ela só não faz aquilo que não quer e ela pode sonhar com uma coisa e eu sei que consegue levá-la até ao fim”, diz Diogo Valssassina, namorado de Ana Guiomar.

A conta do Instagram, que conta já com mais de 70 mil seguidores, nasceu há pouco mais de um ano, no verão de 2015. Já o gosto pela culinária brotou na atriz muito cedo. “Esta paixão pela culinária surgiu desde muito pequenina. Com uns 6 ou 7 anos recebi o meu primeiro livro de cozinha, oferecido pela minha madrinha e eu acho que foi a partir desse livro que este gosto surgiu. Quando me apanhava sozinha queria sempre experimentar, portanto aí aos 8 anos fiz uns ovos moles incríveis, o meu pai ficou estupefacto. Só não percebi que os ovos moles eram um recheio e não uma mousse e ele, coitadinho, andou a comer aquilo à colherada a dizer que estava ótimo. Passava muito tempo com as minhas avós, a minha avó paterna tinha muito cultivo, a minha mãe cozinha muito bem, a minha madrasta também é incrível. Portanto, só boas referências”.

14333599_863631433767861_5624945122196426322_n

Foto: retratoscontados.pt

Para além do lançamento deste livro, a atriz de 28 anos está neste momento a gravar a telenovela Amor Maior, a apresentar o programa Best Bakery e a preparar uma peça de teatro.

“A Ana Guiomar é extremamente proactiva, ela não para, tem imensa força de vontade e para mim faz todo o sentido vê-la nesta azáfama com isto tudo. E eu só penso ‘como é que ela consegue?’” explica Débora Monteiro, amiga da atriz.

“Claro que é cansativo, mas é muito gratificante. Estou muito feliz. Estou a divertir-me imenso no programa, estou a conhecer pessoas incríveis, está a ser um desafio que eu nunca tinha feito e estou a gostar muito do contacto com as pessoas, de conhecer pastelarias, da própria equipa, e pronto. A novela também é óptima, acho que vai ser um marco de viragem na ficção. E agora o teatro venha ele, que já tenho muitas saudades.”, conclui Ana Guiomar.