Os festivais de verão já terminaram mas avizinham-se uns quantos em sala fechada, além de uma mão cheia de excelentes concertos a não perder por todo o país. O Espalha-Factos ajuda-te a organizar este outono musical.

Galgo @ Musicbox
Para começar bem o fim de semana e terminar bem o mês, o Musicbox Lisboa recebe os Galgo e o seu novo disco Pensar Faz Emagrecer. É no dia 29 de setembro e o tema de avanço Skela já pode ser ouvido para aguçar o apetite.

Jameson Urban Routes @ Musicbox
Em outubro, a programação do Musicbox Lisboa merece também lugar de realce pela décima edição do Jameson Urban Routes. Decorre de 24 a 30 de outubro e traz as tendências musicais da urbe com os Wild Beasts (sessão já esgotada), 65daysofstatica, Gold Panda, Cate Le Bon ou Liima e muita música portuguesa. Se já tens saudades dos festivais, este tem o formato de um mas em sala fechada para tornar tudo mais cosy. O último dia, com Liima e Vive Les Cônes é com entrada livre sujeita a lotação, claro.

Yann Tiersen @ Coliseu dos Recreios
Yann Tiersen está de regresso ao nosso país e toca em dose dupla no Coliseu dos Recreios a 8 de outubro. Após ter rapidamente esgotado o concertos das 21 horas, o autor da banda sonora de Amélie Poulin agendou um novo concerto para as 17 horas da mesma tarde.

PJ Harvey @ Coliseu dos Recreios
A inglesa volta ao nosso país depois de ter passado pelo NOS Primavera Sound e apresenta o recente The Hope Six Demolition Project, no Coliseu dos Recreios, no dia 28. Este disco bastante interventivo põe o dedo na ferida de muitas das questões do momento como a guerra, a fome ou as desigualdades sociais. Não deverão faltar alguns clássicos como This Is Love ou Down By The Water.

Misty Fest @ Pelo país fora e ilhas
Porto, Espinho, Torres Novas, Lisboa, Évora ou S. Miguel, por exemplo – o Misty Fest torna o outono de 2016 um sítio mais confortável com concertos de Wim Mertens, Andrew Bird, Peter Broderick, José James ou Cass McCombs, só para citar alguns. E sim é tudo praticamente imperdível, mas destacamos Cass McCombs, que acabou de editar Mangy Love. Podem conferir tudo no site oficial do festival.

Charles Bradley & His Extraordinaires @ Lisboa, Porto e Coimbra
Charles Bradley regressa a Portugal depois de emocionantes concertos no NOS Primavera Sound e no Vodafone Paredes de Coura. Agora podemos sentir a sua alma em salas fechadas, o que provavelmente engrandecerá a comoção que é um concerto de Bradley. No Vodafone Mexefest no dia 25, no Convento S. Francisco, em Coimbra, dia 26, e no Porto, dia 28.

The Cure @ Meo Arena
Com primeira parte dos The Twilight Sad (e sim, valem muito a pena), os Cure vêm apresentar os seus clássicos e mostrar como estão ainda bem vivos apesar de terem abandonado a edição de discos já há uns anos. Os concertos são intensos – e extensos – e sempre um passeio interessante pela história da música. Dia 22 de novembro, no antigo Pavilhão Atlântico.

Moonspell @ Multiusos de Guimarães
A banda portuguesa mais internacional (pelo menos dentro do género) apresenta na íntegra os seus dois primeiros registos de originais – Irreligious comemora o seu 20.º aniversário – e ainda o último disco editado Extinct. Esta celebração especial acontece a 2 de dezembro.