Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

A Nintendo esteve no palco da Apple a anunciar o primeiro jogo Mario para mobile, a sair em dezembro. Se a espera te parece longa, nada temas pois o Espalha-Factos traz-te cinco alternativas ao futuro jogo de plataformas para smartphones e tablets.

  • Rayman Fiesta Run

Um dos jogos mais mencionados em comparação com o futuro Super Mario Run, Rayman Fiesta Run vê a simpática mascote da francesa Ubisoft a correr, voar e subir paredes por mais de 75 níveis.

Com uma excelente direção de arte e um design de níveis que vem sendo habitual nos criticamente aclamados jogos da série em anos recentes, Fiesta Run traz cor, música e diversão como poucos neste segmento.

Tem até a possibilidade de desafiares os teus amigos!

Download: iOSAndroid 

  • Jetpack Joyride

O divertido jogo da Halfbrick traz-nos o intrépido Barry que vai correndo por um interminável laboratório com um jetpack acabadinho de roubar. A única coisa que precisamos de fazer é pressionar o ecrã, sendo que quanto mais tempo pressionarmos, mais alto o protagonista sobe.

Ficando bastante frenético em zonas mais avançadas, temos de dar tudo por tudo para evitar os obstáculos como lasers ou mísseis, apanhando moedas para trocarmos por melhorias ou diferentes jetpacks.

Pelo meio há uma miríade de veículos para apanhar que vão desde robôs gigantes a dragões metálicos que mudam a jogabilidade e adicionam um certo grau de imprevisibilidade.

Para nos manter investidos, o jogo vai-nos presenteando com vários desafios que temos que tentar concluir.

Download: iOSAndroid 

  • Vector

Também de mecânicas bastante simples, em Vector temos de controlar o nosso protagonista que foge de uma sociedade orwelliana sendo perseguido por cerca de 20 níveis.

Estando sempre em movimento, basta fazer swipe no ecrã para cima ou para baixo para que este salte, deslize ou realize acrobacias como um verdadeiro mestre do parkour.

Com um estilo visual distinto e uma jogabilidade simples, mas desafiante, Vector é mais uma boa alternativa nos runners de plataformas bidimensionais.

Download: iOS | Android

  • Cordy 2

A sequela ao simpático Cordy, neste jogo de plataformas mais ao estilo tradicional, o protagonista não se encontra em constante movimento, mas é sim dado ao jogador um botão virtual para avançar e recuar, assim como um de salto.

Por seis níveis gratuitos ou continuando a aventura pagando pelo jogo completo, vamos enfrentando desafios e apanhando itens numa divertida aventura ideal tanto para miúdos quanto para graúdos.

Download: iOS | Android

  • Badland

Terminamos as alternativas a Super Mario Run com um consagrado jogo mobile em que controlamos um pequeno ser que bate as asas sempre que damos um toque no ecrã. Esta é a maneira de o fazermos voar para avançar por diversos perigos em busca de descobrir o que de estranho se passa naquele mundo.

Além do modo para um jogador que tem mais de 100 níveis, Badland tem também um modo de competição para vários jogadores ou de cooperação em que até quatro pessoas podem usar o mesmo dispositivo para tentar superar os desafios.

A cereja no topo do bolo é o editor que permite criar os nossos próprios níveis e depois partilhar as nossas criações.

Download: iOS | Android