11998832_1149486021732507_1833909808801735724_n-1

Trybe: a tribo que liga marcas a consumidores

startup Trybe, sediada na Noruega, chegou a Portugal em novembro de 2015. “Testar, Avaliar e Divertir” é o lema da tribo que nasceu com o propósito de aproximar as marcas aos seus consumidores ao incentivar a partilha de opiniões honestas sobre os produtos que os utilizadores experimentam.

Trybe: os consumidores falam, as marcas escutam

O sucesso da Trybe tem sido tão grande que, em apenas um ano, a startup estabeleceu-se em 100 mercados distintos, desde a Argentina até à China. Considerada uma das maiores comunidades internacionais de consumidores, já distribuiu mais de 20 mil produtos pelo mundo inteiro.

Os utilizadores registados na página oficial têm a oportunidade de experimentar produtos das suas marcas favoritas. A única moeda de troca é, claro, uma opinião honesta. Para que as marcas possam manter ou melhorar os seus produtos e os consumidores se sintam parte do processo.

Na maior parte das vezes, para participar nas campanhas basta preencher um questionário e aguardar pela seleção. Os questionários online são uma das ferramentas mais utilizadas em estudos de mercado, uma vez que permitem chegar até ao cliente de forma mais rápida, fácil e confortável. A oferta de produtos em troca do seu preenchimento não é uma estratégia nova, mas continua a funcionar, sobretudo quando a comunicação é eficaz.

 

trybe-aventura-espalhafactos

Trybescore, o selo de qualidade que facilita as tuas decisões

Para participar é necessário que o perfil de utilizador esteja atualizado para que, a partir da página principal, seja possível ver todos os produtos disponíveis em determinado país. Quando selecionados, os utilizadores recebem o produto em casa ou um voucher para levantar diretamente na loja.

O passo seguinte é sempre avaliar e a Trybe incentiva não só a partilha nas redes sociais como as reviews na própria página da startup, particularmente importantes por contribuirem para o trybescore, o selo de eficácia que avalia a qualidade do produto. A Trybescore pretende facilitar a tomada de decisão com base nas avaliações de outros consumidores.

A cada ano são lançados cerca de 200.000 novos produtos e, com a crise financeira, as marcas competem entre si de forma mais agressiva. Os insights, i.e. feedback dos consumidores, desempenham assim um papel crucial. As opiniões honestas dão oportunidade à marca de responder às necessidades dos consumidores à escala global.

trybe-quechua-espalhafactos

Duas portuguesas numa equipa em expansão

Trybe é constituída por uma equipa internacional, multifacetada e talentosa, proveniente dos quatro cantos do mundo. A maior parte da equipa está sediada em Oslo, a capital da Noruega. Os restantes estão nos EUA.

Catarina e a Rita, duas portuguesas, fazem parte da soma. A primeira é manager da startup em Portugal e no Brasil e está responsável por todos os PR digitais para os mercados de língua portuguesa. A segunda é designer gráfica.

Contam-nos que trabalham com marcas de todos os tipos, desde as mais pequenas provenientes das PME’s aos grandes players do mercado de grande consumo, como a Unilever, a Nestlé ou a Coca-Cola. “A lista de clientes está em constante crescimento assim como a expansão da Trybe”, admitem. Satisfeitas, não hesitam em acrescentar que a comunidade de língua portuguesa, maioritariamente consumidores brasileiros e portugueses, é uma das mais comprometidas e ativas.

“Estar envolvida numa start-up, por si só, é um desafio super interessante e motivador. Não há dois dias iguais e cada sucesso (ou fracasso) é vivido de uma forma mais intensa. Obriga-nos também a ser mais dinâmicos, pró-ativos e a pormo-nos à prova”.

É possível seguir a startup através do FacebookTwitterInstagram e até Youtube.

Mais Artigos
‘O Grande Gatsby’ vai ter uma série do mesmo criador de ‘Vikings’