Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

As aulas estão aí à porta e nós aqui no Espalha-Factos decidimos compilar mais algumas aplicações úteis para o teu dia a dia escolar.

No ano passado recomendámos quatro das melhores aplicações que encontrámos e que podes consultar aqui. Este ano trazemos-te mais seis.

  • Wunderlist

Quando volta a azáfama das aulas, nem sempre é fácil ter na memória tudo o que se tem de fazer e os prazos a cumprir. Para ajudar a que nada nos escape, Wunderlist permite adicionar tarefas, prazos e até sub-tarefas de tudo que temos para fazer.

Temos até direito à habitual sincronização entre os dispositivos e podemos partilhar as nossas listas com os nossos amigos ou até criar um projeto em conjunto em que definimos quem fica com cada tarefa. 

Wunderlist

Wunderlist

Download: iOSAndroid 

  • RealCalc | PCalc Lite

Como dá sempre jeito ter uma calculadora à mão e às vezes não temos a calculadora científica connosco, RealCalc PCalc Lite são duas das melhores opções para realizar cálculos um pouco mais complexos para Android iOS, respetivamente.

RealCalc | PCalc

RealCalc | PCalc

Download: iOSAndroid 

  • Wikipédia

Wikipédia é para muitos o ponto de partida quando se pesquisa sobre algum facto na internet. Estamos habituados a ir ao browser fazer essa pesquisa, mas a app mobile é muito mais que o acesso ao útil site.

Não só providencia artigos recomendados com base no que andámos a procurar ou em temas da atualidade, como também podemos aceder a um mapa que nos informa sobre pontos de interesse à nossa volta.

Podemos ainda criar uma lista de leitura com artigos que achemos interessantes e que podemos aceder em modo offline, pesquisar por voz, ver um preview de links que se encontrem num dado artigo entre várias outras funcionalidades.

Uma app que torna a experiência de consultar informação no nosso smartphone ou tablet muito mais simples e rica.

Wikipedia

Wikipedia

Download: iOS | Android

  • myHomework Student Planner

Uma alternativa ao My Study LifemyHomework é uma app bastante completa que permite gerir de forma fácil o nosso dia-a-dia escolar. Podemos adicionar o nosso horário e informação relativos às aulas, assim como datas de testes e de entregas de trabalhos.

É uma autêntica agenda eletrónica feita a pensar nos estudantes e até nos professores.

myHomework Student Planner

myHomework Student Planner

Download: iOS | Android

  • RefMe

Para quando temos que escrever uma bibliografia, mas não sabemos muito bem qual a melhor maneira de referir autores e obras, RefMe tem uma base de dados com imensos títulos para que possamos encontrar e gerar automaticamente uma bibliografia.

Em certos casos bastará mesmo apontar a câmara do telemóvel ao código de barras para que a app encontre o livro desejado e depois escolher um dos vários tipos de bibliografia aceites academicamente para gerar a referência.

RefMe

RefMe

Download: iOS | Android

  • TinyScanner

Terminamos com um útil digitalizador de documentos para quando precisamos de uma cópia de um relatório, folha ou qualquer outro ficheiro e não temos uma reprografia por perto.

TinyScanner permite com uma simples foto criar uma versão PDF do que queremos digitalizar, escolher a cor base da digitalização e até o tipo de folha e orientação como A4. Depois podemos até guardar no Google DriveDropbox ou outro serviço de armazenamento ou enviar por e-mail.

TinyScanner

TinyScanner

Download: iOS | Android