Chegado terceiro quadrimestre do ano, a Apple voltou a convocar a imprensa especializada para mostrar o que de novo tem para o mundo mobile.

Novo ano, novo iPhone. Desde 2007 que não há ano que passe sem um novo modelo do principal produto da empresa norte-americana, seja uma mudança incremental da gama ‘S’, seja um salto mais significativo. Desta feita foi apresentado o iPhone 7.

  • iPhone 7 e iPhone 7 Plus

Já se conhecia o formato do novo iPhone, pelo que não foi nenhuma surpresa quando este foi revelado num design bastante idêntico ao do iPhone 6. Como tal, a Apple focou-se no que este dispositivo faz melhor que o seu antecessor.

https://www.youtube.com/watch?v=Q6dsRpVyyWs

O seu novo processador A10 Fusion é, segundo a Apple, o mais poderoso processador de qualquer smartphone pelo que poderemos esperar maior rapidez e fluidez seja em multitasking ou mesmo no rendimento de qualquer aplicação. Além disso é mais eficiente quanto ao consumo de energia pelo que é prometida uma maior autonomia da bateria.  

A câmara de 12 megapixels foi renovada para conseguir bons resultados mesmo em situações com pouca luz, com a versão Plus do iPhone deste ano a ter uma segunda câmara atrás para permitir zoom óptico.

O sistema de colunas do iPhone 7 é agora em estéreo e o novo design foi preparado para o tornar resistente à água.

O que ficou pelo caminho foi mesmo a entrada habitual para auscultadores de 3.5 mm, sendo que agora se quiseres ligar os teus ao iPhone terás que usar um adaptador que se liga à entrada lightting, a mesma onde ligas o carregador. Mas não te preocupes que, ao contrário do que é habitual, desta vez a Apple vai oferecer um adaptador com cada iPhone 7 ou 7 Plus.

Foi também alterado o circular botão home para que funcione agora como os novos trackpads dos Macbooks, permitindo dar feedback de que foi pressionado sem ter mesmo que “afundar”.

Por último, existirão agora dois tipos diferentes de modelos iPhone em preto, um completamente nesse tom e com textura glossy e um em textura matte  com o logótipo da maçã em prateado.

iPhone 7 e o iPhone 7 Plus estarão disponíveis em Portugal a 16 de setembro com preços a rondar os 779€ para o modelo base de 32GB do iPhone 7  e 919€ para o mesmo modelo, mas do 7 Plus. 

  • AirPods

Com o desaparecimento da entrada de 3.5 mm para os auscultadores, a Apple decidiu inovar neste segmento e apresentou os seus novos AirPods.

https://www.youtube.com/watch?v=RdtHX15sXiU

Os novos auscultadores, não incluídos com o iPhone 7  ou 7 Plus mas disponíveis separadamente, são wireless e utilizam sensores para se emparelharem com os dispositivos Apple sem qualquer esforço.

Estão munidos de microfones para permitirem que realizemos chamadas enquanto diminuem o ruído ambiente e têm uma autonomia de cerca de cinco horas com a sua caixa de transporte a conferir cerca de 24 horas de bateria aos dispositivos.

  • Apple Watch 2

Houve também espaço para uma nova versão do mais famoso smartwatch do mercado.

Desta feita a Apple melhorou o processador para um dual core, anunciando melhorias de 50% no desempenho do dispositivo e, enquanto que no exterior parece bastante similar, a empresa californiana já prometeu novas braceletes e watch faces.

https://www.youtube.com/watch?v=p2_O6M1m6xg

O que mudou no design foi mesmo o foco nos praticantes de desportos aquáticos que levou a Apple a tornar o novo Apple Watch, assim como o novo iPhone, um dispositivo à prova de água.

Mas os restantes desportistas não foram esquecidos e além dos habituais sensores para medir o nosso rendimento, tem agora um GPS integrado para melhor medir as nossas distâncias e rotas independentemente do GPS do telemóvel com o qual teria previamente que estar emparelhado.

Com o novo Apple Watch a empresa norte-americana associa-se também à Nike para trazer o Nike+ ao dispositivo e, quanto ao modelo anterior do Watch, este irá manter-se no mercado sob a siga Series 1, sendo mais barato mas tendo ainda assim uma melhoria no seu processador para que se equipare em rapidez com o Watch 2.

Por último foi revelada também a integração com Pokémon Go em que o Apple Watch irá agora marcar os nossos passos para podermos chocar os ovos, avisar-nos de pokémons quando encontramos algum e apresentar-nos as pokéstops para podermos ativá-las sem ter que tirar o smartphone do bolso.

  • iOS 10 e macOS Sierra

Por último, foram finalmente anunciadas as datas de saída dos novos sistemas operativos da Apple com o iOS 10 a estar disponível a partir de 13 de setembro com várias melhorias em aspetos como a Siri, as notificações ou o maior suporte ao Continuity.

Já o macOS Sierra chegará aos computadores da Apple a 20 de setembro com novidades também em vários dos mesmos aspetos do sistema operativo mobile, incluindo agora Siri e melhorando também o Continuity, assim como outras funcionalidades como o iCloud