maxresdefault

Godard e Skolimowski em destaque no LEFFEST ’16

Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski, nomes sonantes do cinema europeu, serão homenageados naquela que irá marcar a 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival.

Godard, que foi uma das figuras proeminentes do movimento cinematográfico francês da década de 60 conhecido como La Nouvelle Vague, será homenageado pelo festival através de uma retrospectiva completa à sua longa e notável obra. Peças cinematográficas como Viver a Sua Vida (Vivre Sa Vie), Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela (Deux ou Trois Choses que Je Sais d’Elle) e Pedro, o Louco (Pierrot le Fou) são apenas alguns dos 106 filmes do cineasta apresentados pelo festival, que através de várias figuras do mundo da sétima arte procurará analisar a influência que o realizador francês de 85 anos teve nas gerações futuras.

Também Skolimowski será homenageado pelo LEFFEST com uma retrospectiva integral da sua obra. O realizador polaco, que integrará o Júri da Seleção Oficial em Competição do festival, é reconhecido como um dos pioneiros do novo cinema do seu país e já marcou presença na passada edição do Lisbon & Estoril Film Festival, onde venceu o Prémio de Melhor Filme com a longa-metragem 11 Minutos (11 Minutes).

Jerzy Skolimowski

Ainda no que toca à exibição cinematográfica, toda a obra da portuguesa Teresa Villarverde será também exibida numa retrospectiva que contará com a presença da realizadora e de vários atores e atrizes que com ela têm vindo a trabalhar.

No que toca a outras iniciativas culturais (que já são habituais no LEFFEST) devemos referir a peça Dias Felizes (Happy Days) de Samuel Beckett, que conta com a encenação de Andrea Renzi e que será apresentada no Teatro Nacional D. Maria II nos dias 10 e 11 de novembro. Realçamos também a exposição fotográfica Chema Prado/Series, que se trata de uma série de fotografias espôntaneas – onde se incluem retratos de grande formato de grandes personalidades do cinema – da autoria de Chema Prado, que durante 30 anos dirigiu a Cinemateca Espanhola.

O Lisbon & Estoril Film Festival arranca dia 4 de novembro, mas até lá podes esperar mais novidades por parte do festival.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Madonna
Madonna trabalha em novo projeto com Diablo Cody