8 de setembro (quinta-feira) marca o 50º aniversário de Star Trek. Para celebrar este facto, todos os cinemas portugueses vão oferecer entradas gratuitas para o novo filme na primeira sessão do dia.

Tendo estreado o seu primeiro episódio em 1966, a série original de Star Trek começou uma franquia que permaneceria presente na cultura popular durante meio século. Esta série pode ter sido cancelada após apenas 3 temporadas, mas foi ganhando vários fãs após os seus episódios serem repetidamente passados na televisão. Isto foi o suficiente para a Paramount Pictures começar uma série de filmes em 1979 e fazer mais séries (levando a um total de seis séries diferentes).

Star Trek: Além do Universo é o 13.º da saga, e o 3.º a fazer parte de uma nova linha temporal criada pelo “reboot” de J. J. Abrams: Star Trek (2009). Tendo saído já no dia 25 de agosto, Além do Universo bateu o recorde de espetadores portugueses numa estreia de um filme desta franquia. A oferta de entradas gratuitas no dia de aniversário da saga está limitada apenas à primeira sessão do dia e à lotação das salas.

Já foi confirmada uma sequela, com Abrams a anunciar que esta poderá ter Chris Hemsworth; no entanto, ainda não foi anunciada qualquer data de lançamento. Entretanto, Trekkies só vão precisar de esperar até 2017 para o regresso da saga à televisão, graças à nova série Star Trek: Discovery, que está a ser desenvolvida por Bryan Fuller, o criador de Hannibal (2013-2015).