Este ano, as vendas de Vinho do Porto já renderam cerca de 140 milhões de euros. Apesar de as exportações terem diminuído, nomeadamente para o Reino Unido e França, o mercado nacional consegui compensá-las.

Segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), no primeiro semestre de 2016 houve um aumento de cerca de 3,7% no preço médio por litro do Vinho do Porto e um crescimento dos negócios a nível nacional.

O presidente do IVDP, Manuel Cabral, ressalta a importância do turismo para este aumento de vendas a nível nacional. Apesar de não ser a única explicação, o turismo desempenha um papel importante nos valores optimistas deste ano.

Para além disso, o presidente acrescenta que tem havido um crescente interesse pelo Vinho do Porto no mercado nacional, nomeadamente pelas categorias especiais, como as vintage.

As previsões são de cerca de 366 milhões de euros no final do corrente ano, resultantes das vendas de Vinho do Porto. Apesar de se verficar uma quebra de cerca de 0,4% relativamente a 2015, os resultados são animadores.

No que diz respeito aos vinhos DOC Douro, prevê-se que, no fim deste ano, as vendas batam um novo recorde, chegando aos 131 milhões de euros. Quanto aos importadores, a Suíça e a Alemanha sobem para 3º e 5º lugar, respetivamente.