No próximo dia 9, Lisboa será palco de uma votação relativa às semifinais para seleção dos candidatos aos Emmy Awards – conhecidos prémios de televisão atribuídos pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos.Em declarações à agência Lusa, André Sampaio, membro português da academia, afirmou que o júri da 44.ª edição dos Emmy Awards estará presente nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, dia 9 de setembro, para escolher um dos vencedores de uma das categorias dos prémios.

Lê também: Coração d’Ouro é finalista em prémio internacional

André Sampaio não adiantou quem faz parte do júri e que categoria terá o seu vencedor anunciado em Lisboa mas afirmou que esta escolha se trata de um reconhecimento internacional da qualidade da produção portuguesa.

A cerimónia final dos prémios terá lugar dia 21 de novembro, em Nova Iorque.

Duas telenovelas portuguesas já venceram Emmy

Em 2010, a telenovela portuguesa Meu Amor, da Plural Entertainment e emitida pela TVI, venceu o Emmy de melhor telenovela. No ano seguinte, foi a vez de Laços de Sangue, uma co-produção da SIC e da TV Globo, vencer nesta categoria.

A votação que irá decorrer no dia 9, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, será realizada à porta fechada. Porém, no mesmo dia e no mesmo sítio, a autarquia e a academia irão realizar uma gala comemorativa que contará com vários nomes conhecidos da ficção nacional e representantes das operadoras de televisão.

Nicolau Breyner, falecido no passado mês de março, será homenageado nesta cerimónia.