Se o verão e as férias parecem estar a chegar ao fim, o Espalha-Factos traz-te a receita literária certa para que o calor se prolongue durante setembro: desde autobiografias de estrelas rock, ao regresso de grandes escritores, clássicos juvenis e ainda uma estreia de um caso de sucesso das redes sociais. 

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher

Fonte: Fnac

Fonte: Fnac

Svetlana Alexievich| Elsinore

5 de setembro | 18,89 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

A Prémio Nobel da Literatura 2015 condensa em A Guerra Não Tem Rosto de Mulher o relato de mais de 200 jovens russas que foram combatentes no Exército Vermelho. A história de mulheres que lutaram e defenderam o seu país e que tem sido desde sempre negligenciada e apagada das memórias. Alexievich dilacerantemente expõe o rosto de filhas, mães, atiradoras, enfermeiras, condutoras de tanques e acompanha-as pela viagem às suas reminiscências da guerra. Esta versão foi rescrita em 2002, dezassete anos após a primeira edição e inclui relatos que haviam sido censurados.

Milagre no Rio Hudson

Fonte: Fnac

Fonte: Fnac

Chesley “Sully” Sullenberger com Jeffrey Zaslow| Marcador

7 de setembro | 16,65 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

A autobiografia do piloto Sullenberger, um dos maiores heróis da história americana chega finalmente às livrarias portuguesas. Conseguiu evitar  a morte de 155 passageiros, conseguindo fazer uma aterragem miraculosa sobre o rio Hudson e a sua vida de dedicação, esperança bem como as lições que aprendeu durante o exercício da sua profissão são condensadas neste imperdível livro.

Ronda das Mil Belas em Frol

Fonte: Fnac

Fonte: Fnac

Mário de Carvalho| Porto Editora

9 de setembro | 11,97 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

O novo livro de Mário de Carvalho configura-se como um retrato da ficção sobre o sexo. Narra as histórias das perversidades, dos percalços das relações íntimas entre homens e mulheres. Promete mostrar às mulheres que o leiam a variedade e corrupção do olhar masculino. Quanto aos homens mostrar-lhes-á uma amostra do que lhes povoa a mente.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Fonte:Fnac

Fonte:Fnac

Machado de Assis| Guerra e Paz

14 de setembro | 12,15 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

Nesta re-edição da talvez  mais importante obra de Machado de Assis, o seu tom cáustico desenrola-se enquanto o Rio de Janeiro é retratado com pessimismo, ironia e indiferença. As memórias de um herói comum que se apaixona por uma mulher casada e que fracassa na vida. Considerado como o primeiro romance brasileiro que prima pelo realismo, configura-se como um marco do modernismo mundial e da literatura escrita em português.

Mulherzinhas

Fonte:Fnac

Fonte:Fnac

Louisa May Alcott| Guerra e Paz

14 de setembro | 12,51 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

Este clássico da literatura juvenil descreve a história de quatro irmãs que após a partida do seu pai para a guerra e com as crescentes dificuldades económicas são forçadas a crescer e fazem-no graciosamente. Uma história de amor e de coragem, sendo a prova de que a união na família é a esperança que mantêm os sonhos vívidos.

 A Espia

Fonte: Fnac

Fonte: Fnac

Paulo Coelho | Pergaminho

16 de setembro | 13,95 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

O novo e aguardado livro de Paulo Coelho chega finalmente às livrarias. Conta a história de Mata Hari, a famosa bailarina exótica que encantava multidões. Baseado nas cartas de guerra trocadas por Hari e o seu advogado desvenda a faceta da holandesa como confidente e amante dos homens mais ricos e poderosos do seu tempo e do rasto de inveja que provocava nas senhoras da alta sociedade parisiense. Uma lição de força e liberdade de uma mulher que ousou nascer à frente do seu tempo.

A Era do Doutor

Fonte: Saída de Emergência

Fonte: Saída de Emergência

Jovem Conservador de Direita | Saída de Emergência

16 de setembro | 14,94 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

A sensação das redes sociais estreia-se na literatura com um livro que promete ser exímio, incisivo e absolutamente pitoresco. Um retrato cómico das tendências políticas portuguesas analisadas por um personagem-tipo que configura o estereótipo de um “jovem conservador de direita”.

Born to Run: Autobiografia

Fonte:Fnac

Fonte:Fnac

Bruce Springsteen, Elsinore

27 de setembro | 19,78 euros (disponível em pré-venda na Fnac)

Para os fãs e admiradores da estrela rock, este esperado lançamento será imperdível. No entanto, Springsteen transforma a sua autobiografia em algo mais que simples memórias e recordações sendo este também um retrato de aspirações, de inspirações e de batalhas pessoais. Um livro sincero, escrito secretamente nos últimos sete anos para todos os sonhadores, artistas e amantes de música.