Você na TV! - TDT
Você na TV!

E se um dia tivesses de viver só com os canais da TDT?

Esta semana estive de férias e a casa onde estive só tinha a TDT e os seus míseros quatro canais. Nada que me preocupasse. Esta era uma semana de descanso para muitas horas de praia, tempo passado ao ar livre e pouca conversa com ecrãs. Achava eu. 

A meteorologia trocou-nos as voltas. Nevoeiros matinais, ventanias geladas e água do mar para nos levar à hipotermia. Quando dei por mim estava a rir-me com o Você na TV!.

Percebi, a certa altura, que estava a experimentar aquilo que faz parte da vida diária de 2,5 milhões de portugueses – viver com apenas quatro opções no telecomando. E não foi fácil, até porque tinha pouco tráfego na net.

O texto que tenho para vos escrever ia tornar-se demasiado longo se me focasse nos momentos mais terríveis da minha experiência TDT. Incluem-se aqui telejornais demasiado compridos e cheios de peças repetidas, falta de noção dos consultórios sentimentais de alguns programas do daytime ou a omnipresença horária das novelas na televisão aberta.

Decidi então falar-vos das 5 melhores alternativas que encontrei nas grelhas dos canais generalistas.

Você na TV!

virinha

A escolha pode parecer inusitada, mas sei bem o que estou a dizer. Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha entendem-se no ecrã de televisão como uma espécie de casal perfeito das manhãs televisivas. Um formato que sabe exatamente a quem se dirige e que não tem medo nenhum de cair no gosto do público. Três horas que concentram humor, boas conversas e ainda algumas dicas de culinária, o que foi essencial para na cozinha nos distrairmos do tempo invernal que assolou os dias de férias.

TVI, segunda a sexta-feira, 10h00

Portugal em Direto

Dina Aguiar - Portugal em Direto

Dina Aguiar é uma figura televisiva daquelas que já fazem parte da família. E o Portugal em Direto cumpre um papel importante do serviço público – informar sobre o que se passa em cada região portuguesa, pôr o país em contacto com realidades que provavelmente nos passariam despercebidas se não fosse este programa. Uma alternativa para quem já não tem idade para os desenhos animados da RTP2 ou não se quer render ao tédio dos programas da tarde.

RTP1, segunda a sexta-feira, 18h00

Jornal 2

João Fernando Ramos é coordenador e pivot do 'Jornal 2'

Esta é uma escolha óbvia. É o jornal ideal para quem gosta de estar informado sobre o que realmente importa. Aviso já que não inclui peças sobre praias, notícias dos famosos ou conteúdos baseados em vídeos que já todos vimos no YouTube. Mas não há novidade na minha predileção pelo espaço noticioso do segundo canal.

RTP2, todos os dias, 21h30

Príncipe 

Príncipe

A RTP2 decidiu repôr a série espanhola que estreou no ano passado e posso dizer que nunca quis agradecer tanto por programarem repetições em prime-time. A trama junta o melhor das séries policiais a algum romance e ainda nos deixa descobrir um pouco sobre as constantes tensões culturais na híbrida sociedade de Ceuta. Comecei a ver e já decidi que me vou deixar ficar para a segunda temporada, que chega a 12 de setembro à antena da televisão estatal. E parece que não fui o único.

RTP2, segunda a sexta-feira, 22h15

Cinema na SIC

life-of-pi

A seleção de filmes ‘para toda a família’ da SIC continua a ser a melhor. Se é evidente que o canal perdeu originalidade e rasgo em quase todas as frentes de combate, na programação cinematográfica continua a acertar. Este fim-de-semana isso foi evidente, com várias estreias e muitos filmes recentes a ter espaço na grelha: A Vida de Pi, Diana, Patrulha de Bairro ou Sex Tape são alguns dos exemplos.

SIC, tardes de sábado e domingo

A RTP tem até novembro para colocar a RTP3 e a RTP Memória em exibição na Televisão Digital de Terrestre e vão aumentar para sete os canais disponibilizados em sinal aberto. Desejamos que nessa altura haja mais do que cinco boas alternativas para quem gosta de ver televisão.

Mais Artigos
Euphoria
‘Euphoria’ regressa com uma reflexão ambiciosa sobre toxicodependência