IMG_0687 - Cópia
divulgação

Tonsai: uma mercearia biológica que aterrou em Fátima

Os mercados biológicos vieram para ficar e já estão por todo o lado nas grandes cidades. Mas foi em Fátima que Marta Clemente, de onde é natural, quis ficar. Tonsai é o nome da mercearia biológica que abriu no centro da sua terra natal e que fomos visitar.

Assim que se entra na Tonsai percebe-se imediatamente que se trata de um espaço diferente. Para começar, a decoração. Ninguém fica indiferente ao bom gosto com que esta mercearia foi decorada, um espaço amplo e simples, com destaque para os produtos frescos à entrada e mesas para se estar. Depois, como seria de esperar, os produtos. Tudo o que está ao dispor tem origem biológica certificada, com legumes e frutas frescas cultivados na época do ano e local certos.

Tonsai
“Um espaço diferente e que vem refrescar o que há de habitual”

E porquê Tonsai? Marta Clemente explica que a ideia surgiu depois de conhecer a aldeia tailandesa com o mesmo nome, que segunda ela representava a harmonia perfeita entre o homem e a natureza, que é no fundo aquilo que a mesma quis trazer para a sua loja: o respeito pela natureza, a vivência pelo mar e pela praia. E foi desde essa viagem que Marta e o marido decidiram que se abrissem um espaço próprio teria o nome de Tonsai.

“A ideia de abrir uma loja biológica casa com o nosso estilo de vida”, refere Marta, reforçando acreditar sempre que “o Homem tem de ter mais consciência pelo ecossistema e pela maneira como vive o dia-a-dia e a alimentação é crucial”. O facto de, em Fátima, não existir nada relacionado com este tipo de experiência ajudou também à concretização do projeto.

Mas além da certificação biológica, nesta mercearia dá-se preferência aos produtos da região. “A nossa prioridade é encontrar produtores nacionais, quanto mais perto de Fátima melhor”, A juntar ao conceito biológico está o de família: “Queremos que seja uma loja familiar”, por isso o parque infantil e os produtos para bebés e crianças ocupam uma área importante. Futuramente haverá uma zona com fraldas reutilizáveis e outros acessórios do género, além de workshops dedicados à saúde e alimentação dos mais novos.

Tonsai

A aposta no desenvolvimento infantil deve-se também ao facto de Marta e a sua equipa desejarem ter um papel importante na formação e ensino de um tipo de alimentação diferente, que os mesmos também praticam (ela e o marido são macrobióticos) não só através dos seus conhecimentos mas também de formadores externos. Sendo uma mercearia familiar, a aposta será sobretudo nas pessoas da terra, ainda que se espere que o espaço seja procurado por turistas e viajantes, que pretendem especificamente alternativas vegetarianas.

A  Tonsai tem um menu diferente todos os dias que inclui sopa, prato e bebida por 5,50€. Está aberta todos os dias das 8h às 19h30.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Estamos em Casa - Padre Borga
‘Estamos em Casa’. Padre Borga apresenta o próximo programa