Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”. Pois bem: visto que a maioria da equipa do Espalha-Factos não sobrevive sem o seu smartphone sempre no bolso para qualquer eventualidade, resolvemos trazer-te dicas de aplicações escolhidas por nós!

Quando se fala em apps de comunicação os candidatos óbvios são opções como WhatsApp, FB Messenger, Hangouts ou Skype. Porém, há muitas outras ofertas no mercado, com as suas características particulares.

Esta semana, o Espalha-Factos traz-te então algumas das melhores alternativas às apps de messaging que costumas utilizar.

  • Line – A alternativa ao WhatsApp

Conhecida como a aplicação de messaging que fez furor no Japão, Line pode não ter atingido muito sucesso por cá mas apresenta argumentos de peso que os seus competidores mais diretos foram lestos a replicar.

Além do habitual chat, Line marcou a diferença, na altura em que saiu, pela utilização de stickers, imagens bastante mais expressivas que os habituais emoticons, e que tornavam a conversação bem mais dinâmica. Agora pode ser uma prática relativamente comum mas terá sido um dos pontos característicos da app nipónica.

Assim como Skype, Line junta as mensagens de texto a chamadas de voz e também não esquece a sincronização entre os diversos dispositivos, desde telemóvel a tablet ou PC.

Os developers não perderam também a chance de criar a sua versão de “facebook”, incluída na aplicação, que permite que sigas contas de amigos, pessoas famosas ou empresas para receberes os seus updates ou partilhares os teus.

A app nem esquece a integração com jogos que permite que desafies amigos para alguns desafios.

Line

Line

Download: iOSAndroid 

  • Slack – O chat para equipas

Desenhado com equipas de trabalho em mente, Slack é um serviço de mensagens e troca de ficheiros que permite que criemos o nosso próprio canal de conversação privado para trocarmos mensagens com um colega, amigo ou até em grupo.

A flexibilidade do programa e a sua facilidade de utilização é tal que tem ganho bastantes adeptos, quer em mobile como em computadores.

Incluindo integração com aplicações como Dropbox e Google Drive ou até extensões como o Giphy, que permite facilmente enviar GIFs escrevendo uma palavra ou frase, a simplicidade e versatilidade desta app torna-a numa das melhores na área do messaging.

Slack

Slack

Download: iOSAndroid 

  • Viber – A competição para o Skype

O Skype é a marca mais relevante no campo das chamadas VOIP (talvez por isso tenha sido adquirida pela Microsoft), mas de há alguns anos para cá que não só não evoluiu significativamente a sua experiência de utilizador como até a piorou em alguns aspetos, como a inclusão de publicidade.

Viber opera exatamente no mesmo setor da comunicação VOIP, sendo uma das alternativas mais solicitadas ao Skype. Como seria de esperar, não falta também a possibilidade de enviar mensagens de texto e, neste departamento, disponibiliza inclusivamente stickers como no Line.

Com a possibilidade de aceder a chats públicos e até de jogar alguns jogos, Viber é uma boa app para experimentarem se o Skype não vos encher as medidas.

Viber

Viber

Download: iOS | Android

  • Discord – Comunicação para gamers

Discord posiciona-se como um chat dedicado a gamers e, como tal, além de mensagens por texto, tem também as indispensáveis chamadas de voz para quando se está a meio de um jogo.

Além de conversas em voz ou texto com um amigo, podemos também criar ou aceder a grupos de conversação dedicados a jogos específicos e, não só encontrar pessoas novas com quem jogar, mas também simplesmente para conviver e partilhar o apreço por um dado título.

Não faltam as opções de partilhar vídeos e imagens neste serviço que, mesmo tendo sido desenhado com os fãs de videojogos em mente, é versátil o suficiente para qualquer tipo de utilizador.

Discord

Discord

Download: iOS | Android