RTP

RTP1 afunda com repetições e não chega aos 10%

Esta tem sido uma semana desastrosa para a estação pública. Sem Jogos Olímpicos à tarde e à noite, as alternativas encontradas pela RTP1 revelaram-se um fracasso, e esta sexta-feira o primeiro canal ficou-se pelos 9,4% de share diário.

Praias Olímpicas ficou agora apenas nas manhãs, com a RTP1 a optar por preencher a grelha com repetições de Bem-vindos a Beirais em dose dupla e de Diga Doutor. O público não aprovou a estratégia de Daniel Deusdado, e a estação pública tem passado as tardes quase sempre abaixo dos 10% de share.

Esta sexta-feira Diga Doutor bateu no fundo e registou apenas 1% de audiência e 5,1% de share, não ficando muito longe da RTP2 e da TVI24.

O mau desempenho da RTP1 durante a tarde também tem afetado o acesso ao prime time, tradicional bastião da estação pública. Portugal em Direto ficou-se pelos 2,5% de audiência e 11,1% de share, e o Preço Certo registou mínimos de audiência e de share deste ano: 4,4% / 14,6%. O concurso de Fernando Mendes, habitual líder às 19h, perdeu para A Tarde é Sua da TVI, que conseguiu 6,0% / 19,8% no confronto com Preço Certo.

À noite o cenário é ainda pior

O compacto de Got Talent Portugal desta sexta-feira ficou-se pelos 2,3% / 5,4%, em linha com os fracos resultados que tem registado. Para o final de noite a RTP1 apostou em cinema europeu durante esta semana, com valores muito modestos. A Espuma dos Dias, filme selecionado para esta sexta, registou apenas 0,8% / 3,2% e foi largamente superado por Vamos Dançar? (1,1% / 5,0%), filme americano emitido pela RTP2.

top 26 agosto

A TVI voltou a ser o canal mais visto nesta sexta-feira, com 20,9% de share diário, seguida pela SIC com 17,2%. Num dia em que a RTP1 se destacou pela negativa, com apenas 9,4%, a RTP2 conseguiu dar nas vistas e obteve 3% de share, o melhor resultado após o fim dos Jogos Olímpicos.

curva 26 agosto

Outros destaques do dia:

  • As tardes continuam a ser uma dor de cabeça para os generalistas. Esta sexta-feira entre as 17h15 e as 17h30, por exemplo, os canais de cabo em conjunto tinham 53,1% de share. Somando os 16% registados pela categoria Outros, verifica-se que 69,1% dos espectadores que viam TV àquela hora não estavam a ver os canais abertos.
  • O Disney Channel foi o canal de cabo mais visto nesta sexta-feira, com 2,6% de share. Hollywood (2,4%), CMTV e TVI24 (ambas com 2,2%), e SIC Notícias (2,0%) completam o top 5 dos canais de cabo.
Dados de audiência da GfK Portugal para a CAEM. Resultados Total Dia (Live+VOSDAL) para o dia 26 de agosto de 2016.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Why are you like this?
‘Why Are You Like This?’. Vem aí uma comédia sobre a Geração Z