somos portugal
'Somos Portugal' também se juntou às descidas deste domingo

‘Somos Portugal’ dá um tombo e perde para a SIC

À segunda semana, a edição noturna do Somos Portugal perdeu público e deixou escapar a liderança para a SIC.

Depois de ter conseguido disputar a liderança com a SIC na estreia em prime time, Somos Portugal ficou-se pelos 7,6% de audiência e 19,5% de share na transmissão noturna deste domingo. O programa de festas da TVI perdeu quase sempre para os apanhados do Não há Crise (10,1% / 24,1%) e para a novela Rainha das Flores (8,3% / 21,0%), tendo liderado apenas contra intervalos da SIC e parte do episódio de Verdades Secretas (5,2% / 17,3%).

Apesar da derrota à noite, Somos Portugal conseguiu manter a liderança no seu horário habitual, a tarde. O bloco transmitido a partir das 16h40 obteve 5,7% / 19,8% e ficou à frente do cinema da SIC.

Nas contas gerais, este domingo foi um mau dia para as generalistas. Somados, os canais abertos ficaram-se pelos 48,7% de quota de mercado, contra 51,3% do cabo e de outras formas de consumo televisivo. O canal líder, a TVI, ficou-se pelos 17,7% de share, seguida de perto pela SIC com 17,2%. A RTP1 conseguiu apenas 10,3% de quota de mercado, e a RTP2 marcou 3,5%.

Love on Top 3 bate no fundo

O Diário de Domingo foi para o ar após Somos Portugal e registou números que há não muito tempo seriam impensáveis para um reality-show da TVI. Transmitido à meia-noite, Love on Top 3 marcou apenas 3,3% de audiência média e 12,7% de share e foi visto por cerca de 317 mil espectadores, o pior valor da temporada.

love on top
O reality show da TVI continua com números modestos.

Jogos Olímpicos despedem-se abaixo da abertura

A cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, transmitida pela RTP1, teve cerca de metade da audiência da cerimónia de abertura. A despedida dos Jogos foi vista em média por 210 mil espectadores (até às 02h30), enquanto que a 5 de agosto foram 425 mil os portugueses que assistiram à abertura dos Jogos Olímpicos. Com 2,2% de audiência e 12,8% de share, a transmissão começou à meia-noite e conseguiu liderar a partir das 01h25.

Quanto às competições do último dia dos Jogos Olímpicos, destaque para a maratona masculina que rendeu bons números à RTP2 ao início da tarde: 2,7% de audiência e 9,0% de share. A transmissão conseguiu superar a RTP1 após o fim do Jornal da Tarde e, aproveitando os intervalos da SIC, chegou por momentos ao segundo lugar. Às 15h39 atingiu um pico de 4,2% / 15,2%, sendo vista nesse momento por 411 mil espectadores.

Top 30 e curva de audiência

top 21 agosto efcurva 21 agosto ef

Outros destaques do dia:

  • O Telejornal da RTP1, transmitido excepcionalmente às 19h devido à final de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos, registou ontem a pior audiência do ano: apenas 2,9%, com um share de 9,7%.
  • A RTP2 escolheu um concerto de Ana Moura no Meo Arena para fechar a noite deste domingo e teve boa adesão do público: cerca de 133 mil espectadores ouviram o concerto da fadista (1,4% / 4,4%), o melhor resultado de um programa musical da RTP2 nesta temporada.
  • Como habitualmente, o Hollywood foi o canal de cabo mais visto neste domingo, com 2,9% de share. A transmissão do filme Um Homem Perigoso com Steven Seagal, entre as 23h35 e as 01h20, valeu ao canal de cinema 1,7% de audiência média e uns expressivos 7,1% de share. O Hollywood conseguiu mesmo ser, por breves momentos, o canal mais visto em Portugal: às 00h43 o filme registava um pico de 2,5% / 12,8% e era acompanhado por cerca de 243 mil espectadores, superando todos os canais generalistas.
Dados de audiência da GfK Portugal para a CAEM. Resultados Total Dia (Live+VOSDAL) para o dia 21 de agosto de 2016.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Alexandra Lencastre Estamos Aqui
Alexandra Lencastre internada com Covid-19