O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
arcades_header

Os melhores jogos de naves para iOS e Android

Esta semana o Espalha-Factos faz uma visita ao passado em que as arcadas eram senhoras e rainhas e relembramos os antigos shot’em ups nos quais, moeda atrás de moeda, procurávamos o maior high score. Estes são algumas das melhores adaptações desses antigos “jogos de tiros” com naves, agora para iOS e Android.

  • Sky Force 2014

Originalmente lançado simplesmente como Sky Force, em 2004, para os antigos sistemas operativos Pocket PC e Symbian, este último conhecido dos utilizadores de telemóveis Nokia, o jogo fora já bastante elogiado na sua primeira encarnação. A edição de 2014 não terá ficado atrás.

Com bonitos gráficos e jogabilidade simples e intuitiva, cabe ao jogador guiar a sua nave fugindo de projéteis e tentando destruir os adversários, como é apanágio deste género.

À medida que vamos derrotando os muitos adversários, estes vão largando preciosos itens que podemos utilizar para melhorar a nossa nave e armas para aumentarmos as chances de derrotar o boss que se encontra no final de cada instância.

Sky Force 2014
Sky Force 2014

Download: iOSAndroid

  • Shooty Skies

Similar a Sky Force mas num adorável e colorido estilo em que tudo no mundo é feito de blocos, a fazer lembrar Minecraft, Shooty Skies chega-nos do estúdio que criou Crossy Road.

Este jogo de tiros coloca os jogadores aos comandos de um veículo que se move verticalmente, passando por diversos inimigos que devemos derrotar, tentando chegar o mais longe possível para acumular pontos.

Posteriormente poderemos utilizar os pontos para desbloquear novos pilotos e veículos.

Shooty Skies
Shooty Skies

Download: iOS | Android

  • Pew Pew

Com um aspeto e jogabilidade a fazer lembrar o sucesso Geometry Wars, Pew Pew não segue um plano vertical que vai avançando constantemente como nos dois jogos que já recomendámos. Ao invés disso, apresenta uma arena em que controlamos uma pequena nave que vai tentando utilizar o espaço livre para se desviar dos adversários enquanto dispara contra os mesmos.

Neste jogo não disparamos automaticamente como é habitual em adaptações de shooters para mobile, quando developers tentam simplificar os controlos dado o input ser apenas o ecrã do telemóvel.

Pew Pew é o que é apelidado de twin stick shooter, o que significa que com um dos nossos polegares iremos controlar a direção da nave e com o outro a frequência e direção dos disparos. Pode parecer algo complicado mas mesmo tendo em conta as limitações de precisão de input de um ecrã de smartphone, este esquema de controlo funciona bastante bem.

Com vários modos de jogo e belos gráficos e efeitos visuais em que tudo desde a nossa nave, aos inimigos ou até os itens são vetoriais, este é um jogo bastante divertido. E nem foram esquecidas as tabelas de pontuação online para podermos competir com amigos ou desconhecidos pelas melhores pontuações, tal e qual nas saudosas arcadas.

Pew Pew
Pew Pew

Download: iOS | Android

 

  • Galaga | Tyrian

Novos dispositivos, novos esquemas de controlo mas as ideias base tradicionais que fizeram furor entre nas décadas de 80 e 90.

Um pouco à semelhança de Space Invaders que saíra três anos antes, em 1978, Galaga apresenta um pequeno batalhão de inimigos com diferentes características no topo do ecrã que nos vai atacando sucessivamente. O jogador, com a sua nave no fundo do plano de jogo, vai-se desviando enquanto dispara para cima, tentando acertar nos perigosos adversários.

Quando derrotamos todos os inimigos num dado ecrã, passamos para outro, numa sequência que vai ficando progressivamente mais complicada.

Tyrian já veio em meados da década de 90 e apresentava na altura outros pretextos que vemos em casos como Sky Force. Aqui controlamos uma nave que se vai deslocando verticalmente, de baixo para cima, enquanto vão aparecendo adversários não só aéreos mas também na terra e no mar que nos tentarão destruir.

Pelo caminho vamos apanhando armas e outros itens para fortalecermos o nosso veículo e derrotarmos um boss, passando a novos e progressivamente mais complicados níveis.

Galaga | Tyrian
Galaga | Tyrian

Download Galaga 30th Collection: iOS

Download Tyrian: iOS | Android