A febre de Pokémon Go continua a tirar muitos jogadores de um rotina sedentária e tem dado origem a várias histórias insólitas. No entanto muito antes desta aplicação já existiam outras opções que promoviam o movimento como forma de jogo ou competição.

Se a tua onda não é caçar Pokémons, não te preocupes: há muitas outras atividades que podes fazer a partir do teu telemóvel, desde caçares tesouros a seres um criminoso ou um agente secreto.

Ingress

Ingress

Para quem pensava que Pokémon Go foi a primeira criação da Niantic, que se desengane. À semelhança da aplicação que seduziu milhões de pessoas pelo mundo, Ingress faz uso do GPS e da Realidade Aumentada para levar os jogadores a interagir com o que os rodeia e escolher uma das duas fações dominantes do jogo: os Iluminados e a Resistência.

Ingress Mapa

Com o objetivo de percorrer várias localizações e explorar misteriosas fontes de energia que vão surgindo à nossa volta, Ingress é um jogo de intrigas e competições, com a possibilidade de os jogadores estarem em contacto uns com outros pelo mundo inteiro através de um Mapa de Inteligência.

Os jogadores escolhem se querem pertencer à equipa que pretende usar essa energia e o poder que ela pode conceder (os “Iluminados”) ou à equipa que prefere proteger o que resta da humanidade desta energia desconhecida (a “Resistência”)

Life is Crime

Life is Crime

Enquanto Ingress é um jogo divertido e nos leva a uma competição saudável, Life is Crime conduz-nos a uma realidade mais séria. O jogador escolhe diferentes gangues e combate contra inimigos de fações diferentes, podendo mesmo conversar com outros jogadores através do chat.

Life is Crime Gameplay

Usando o sistema de GPS, os jogadores poderão realizar crimes virtuais onde quer que estejam, desde cafés, restaurantes, aeroportos, bombas de gasolina, entre muitos outros. Quanto mais ativo for o jogador, maior será a sua reputação e influência perante os gangues rivais.

The Walk

The Walk

Não é só Pokémon Go que nos obriga a sair do sofá e a fazer exercício físico com caminhadas. The Walk é um jogo que não esconde em mostrar que serve principalmente para levar o jogador a sair de casa e caminhar por vários lugares, mas consegue também incentivar tal facto com uma história original e emocionante.

The Walk Gameplay

Colocando-nos no papel de um agente secreto, The Walk conta uma história através de clips de áudio que nos conduzem a diferentes localizações, carregando objetos virtuais muito importantes e ao mesmo tempo fugindo de terroristas e outros perigos que poderão pôr em causa as missões. A vontade de saber como a história continua e a sensação de estar em perigo acaba por fazer com que os jogadores se esqueçam do verdadeiro objetivo do jogo e caminhem mais.

Geocaching

Geocaching

Talvez uma das aplicações mais conhecidas e uma das atividades mais apreciadas daqueles que gostam de uma boa caminhada e conhecer novos lugares. À semelhança de Pokémon Go, os jogadores seguem pistas através do GPS, desta vez numa caça ao tesouro em vez de monstros de bolso. Contudo, há uma diferença muito significativa: os tesouros existem de verdade.

Cache

Seguindo coordenadas de GPS em lugares como cidades, aldeias e até mesmo florestas, os jogadores poderão encontrar caixas (chamadas de caches) que escondem diferentes tesouros. Esses tesouros podem ser os mais simples objetos como canetas, bonecos, moedas, entre muitas outras coisas. As caixas podem estar escondidas nos mais variados lugares, e assim que são encontradas, os jogadores poderão adquirir qualquer um dos objetos que lá se encontram e depositar um seu para ser encontrado pelo próximo visitante. O

O Geocaching é apreciado por imensas pessoas em todo o mundo e já mais de dois milhões de caches estão espalhadas por mais de 150 países.

Real Strike

real-strike

Imaginas como seria teres uma base militar a toda a tua volta? Real Strike, desenvolvido pela Yii International, pega nesse conceito, transformando-se num first-person shooter a partir do teu dispositivo móvel. Tens cerca de 25 armas ao teu dispor, assim como as opções das visões nocturnas e termais. As animações são fluídas e a ação bastante intensa.

A desvantagem deste jogo? Só está disponível para iOS. Ainda assim se a tua onda é muito focada em franquias FPS, tais como Call of Duty ou Couter Strike, esta será uma sugestão que te pemitirá continuares a testar várias artilharias sem teres de estar agarrado a um rato e teclado.

Parallel Kingdom

play_anywhere_image_english

És adepto de histórias ou jogos passados na era medieval? Paralllel Kingdom poderá ser interessante para ti, nesse caso.

1361538829640

Este jogo apresenta-se com 40 níveis e inúmeras quests que te permitirão explorar ao máximo este mundo virtual. À semelhança de World of Warcraft poderás interagir com outros jogadores numa janela de chat, fazer trocas ou juntares-te a leaderboards. 

Prepara-te para te veres envolvido em várias batalhas ou para te cruzares com monstros que terás de exterminar. Para isso apenas tens de explorar o mundo (real) à tua volta.

Zombies Everywhere

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=59An70D3xg8]

A moda dos zombies continua a ter o seu relevo. Para quem gostaria de saber como seria viver numa autêntica zombieland esta é a app indicada.

screen696x696

O jogo é similar a Pokemon Go no aspeto da câmara em tempo real. Contudo em vez de capturares as criaturas à tua frente a tua missão é exterminá-las. Se gostas de jogos que pretendem colocar a tua adernalina e paranóia à prova experimenta esta aplicação… e diverte-te a caçar os mortos-vivos que invadem a tua área.

Artigo escrito por Sara Sampaio e Tiago Costa