O mercado de trabalho é apelidado de “exigente” e parece que o valor de um curso ou grau académico já teve dias mais felizes. Então, para onde se dirigem os estudantes universitários? Foi isto que motivou a criação da C&M UPT Consulting, uma empresa júnior que prepara os jovens para o mundo empresarial.

A prática faz a perfeição

Confrontado com a entrada na universidade, em 2012, Cláudio Meireles verificou que o sistema académico estava feito em torno de um regime pouco direcionado para a prática profissional. Rapidamente, o aluno da área da Gestão compreendeu que, para ser bem sucedido no mundo empresarial, precisaria de mais do que aquilo que o curso lhe poderia dar.

A necessidade de criar um organismo que colocasse os estudantes frente a frente com a aplicação prática do curso deu origem à C&M UPT Consulting. O objetivo passa por dar aos jovens universitários mais do que apenas a experiência de um “diploma”.

Numa altura em que o mercado é uma esfera cada vez mais exigente, Jéssica Silva, CEO da empresa, apela à necessidade de “aprendermos muito mais do que aquilo que está programado”. Ter um contacto direto com grandes empresas a nível nacional, desenvolver o espírito de equipa e procurar a excelência são os pilares desta empresa júnior que nasceu na cidade do Porto.

Para a equipa que hoje gere a empresa, uma licenciatura já foi detentora de mais valor no mercado de trabalho. Pedro Silva, membro do departamento financeiro e comercial, diz que “ter um canudo não nos vai garantir nada. Temos de desenvolver as nossas capacidades, podendo até ficar surpreendidos com os resultados.”.

Um Porto empreendedor

A empresa júnior atua na cidade do Porto, onde tudo começou. Hoje, trabalham para alargar os seus projetos para outras zonas do país.

C&MUPT - FOTO1

A Invicta tem sido palco das suas ações. Estabelecer a ponte entre os universitários e as empresas pode ser um longo caminho e o que este projeto júnior pretende é encurtar a viagem. Através da realização de eventos em que os estudantes estão em contacto direto com as empresas, torna-se possível estudar a estrutura e comportamento de um setor de atividade mais de perto.

Recentemente, criaram o Meet Up Empreendedores na Universidade Portucalense. Neste evento, vários alunos tiveram a oportunidade de estar próximos de figuras empreendedoras a nível nacional, numa conversa mais informal.

No entanto, Jéssica Silva confessa querer ir mais longe e aproveitar as várias áreas que compõem a empresa, para criar novos e diferentes eventos. “Não nos queremos restringir a serviços de consultoria ou a projetos relacionados com a Economia ou Gestão. O nosso objetivo é sermos empreendedores”, afirma a CEO.

Todos os projetos são financiados através de parcerias com empresas e da prestação de serviços de consultoria, iniciados este ano.

 

De estudantes para estudantes

A empresa conta com estudantes de variadas áreas, desde a Informática ao Marketing. Todos os membros estão atualmente a estudar numa universidade do norte do país – a maioria alunos da Universidade Portucalense, no Porto, a casa deste projeto.

Daniel Santos, ex-aluno universitário, decidiu preparar o seu futuro profissional a partir da C&M Consulting. Hoje, afirma que a empresa foi um fator importante no seu “crescimento profissional e permitiu estar melhor preparado para um mercado competitivo”. Quando questionado sobre o valor da empresa júnior no seu percurso, Daniel diz que “é um carimbo diferenciador no mercado de trabalho”.

Para os membros da C&M UPT Consulting, aquilo que os distingue é serem também eles alunos universitários.

C&MUPT - FOTO2

Para a CEO, fazer diariamente um trabalho de estudantes para estudantes “é um fator relevante”. “Estamos todos a remar para o mesmo sentido, o que faz com que o barco chegue mais longe”, acrescenta Pedro Silva.