O termo “cultura pop” não faz sentido sem eles. E sem eles o panorama actual da música também não seria a mesma coisa. Difícil é esquecê-los. É que, por onde passaram, os Beatles deixaram um rasto que continua a dar pano para mangas.

Desta feita é Ron Howard quem nos chega com mais um documentário sobre a banda pop britânica que tomou o mundo de assalto na década de 60. The Beatles: Eight Days A Week estreia ainda este ano e o novo trailer foi lançado esta semana.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0fFyZzqPDws]

O documentário foca-se no período que se estende entre 1962 e 1964 e vai abordar a ascensão relâmpago do grupo de amigos de Liverpool, formado por Paul, Ringo, George e John, desde as suas primeiras atuações na sua cidade-natal até ao último concerto em São Francisco, quatro anos depois.

Com imagens raras e gravações inéditas, The Beatles: Eight Days a Week foi feito com a benção de Paul McCartney e Ringo Starr, bem como das viúvas de John Lennon e George Harrison, e debruça-se sobre as dinâmicas internas da banda, as tomadas de decisão e os momentos-chave da criação artística.

The Beatles: Eight Days A Week estreia a 15 de setembro em Inglaterra. O que permanece por esclarecer é a possibilidade de o filme passar também nas salas de cinema americanas, já que esta é a única forma de se poder qualificar para os Prémios da Academia. Para já, a estreia nos Estados Unidos está marcada para dia 17 de setembro, no site Hulu.