Em agosto, o Porto volta a receber o Cinema Fora do Sítio, com filmes ao ar livre e entrada gratuita em várias zonas da cidade. A iniciativa é da Câmara Municipal e tem início nas Fontainhas.

Lugares emblemáticos, jardins, praças e museus da cidade Invicta acolhem novamente esta atividade, que acontecerá todas as sextas-feiras e sábados de agosto. Ao total, serão exibidos oito filmes. Cada sessão conta com 200 lugares sentados assegurados e tem inicio marcado às 22h00.

5 de agosto: Encontrar a Dory nas Fontaínhas

A sessão de estreia tem lugar marcado na Alameda das Fontaínhas. Entre o rio e a arquitetura característica das casas portuenses, podes escolher o teu lugar que dará início à procura pelo animal aquático mais procurado do momento: Dory, a fiel amiga da família do famoso peixe-palhaço Nemo.

À procura de Dory é o primeiro filme que marca as sessões de cinema. Depois de ajudar Marlin, pai de Nemo, a encontrar o seu filho, Dory sente que é a altura de reencontrar a sua família. Numa busca agitada, Dory encontra antigos amigos. Mas nem tudo corre bem. Os humanos assumem novamente o papel de maus da fita, colocando a sua aventura em risco.

Género do filme: Animação

Ano de lançamento: 2016

Duração: 1h37

 

 

6 de agosto: Há drama na Praça

No segundo dia desta iniciativa, o filme Pais e Filhas é exibido na Praça da Corujeira, na freguesia de Campanhã.

Um escritor romântico viúvo e com problemas psicológicos (Russell Crowe) passa os seus dias a cuidar da filha de cinco anos. Vinte anos depois, esta menina é já uma mulher (Amanda Seyfried), que cuida de crianças mentalmente instáveis. O filme é uma narração romântica pelas marcas que o pai deixou na vida adulta da filha e pelo encontro com as incertezas da sua infância.

Género do filme: Drama

Ano de lançamento: 2015

Duração: 1h56

12 de agosto: Viver uma história de terror no Palácio

Se ver um dos thrillers mais aguardados do último ano nos Jardins do Palácio está na tua lista de coisas a fazer antes de morrer, esta é a tua oportunidade.

Uma sexta à noite e o The Conjuring 2: a Evocação no grande ecrã. Depois dos comentários positivos ao primeiro filme, a produção da peça cinematográfica decidiu tornar The Conjuring uma sequela.

Neste novo filme, o famoso casal de investigadores de fenómenos paranormais, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga), ingressa numa nova aventura. Ambos viajam até Enfield, a norte de Londres, para ajudar uma mãe solteira com quatro filhas, que diz viver numa casa assombrada por espíritos mal intencionados.

Género do filme: Thriller, Terror, Mistério

Ano de lançamento: 2016

Duração: 2h 13min

 

13 de agosto: Prelada rima com polícias e comédia

O ator Russel Crowe é novamente protagonista nesta saga de sessões de cinema ao ar livre. Desta vez, na Casa da Prelada, na Rua dos Castelos.

Quem acompanha Crowe é Ryan Gosling. O filme Bons Rapazes remete-nos para os anos 70, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América. Depois do sequestro da filha de uma funcionária do Departamento de Justiça, esta decide contratar Jackson Healy, com reputação violenta e um grave historial com o álcool, para investigar. Quando percebe que a tarefa seria mais complicada do que inicialmente esperado, Healy decide embarcar nesta aventura com um detetive particular, que é o seu oposto, medroso e desajeitado.

Género do filme: Comédia, Policial

Ano de lançamento: 2016

Duração: 1h 56min

 

cinemaporto3

Fonte: PortoLazer

19 de agosto: Refletir as questões raciais na Foz

Neste dia, o Forte de São João Batista é o palco para um regresso ao passado.

O filme Estado Livre de Jones conta a história de um agricultor, Newt Knight (Matthew McConaughey), que forma um grupo de rebeldes contra a Confederação, durante a Guerra Civil americana. Com ajuda de pequenos agricultores e de escravos locais, a personagem leva a cabo uma revolta.

A partir deste momento, dá-se uma reviravolta no Condado de Jones, no Mississipi, que se separa da Confederação para ser criado o Estado Livre de Jones. Ao longo dos anos, Knight dá início a uma luta em torno da influência racista do Ku Klux Kan e cria a primeira comunidade inter-racial do sul.

Género do filme: Drama, Ação

Ano de lançamento: 2016

Duração: 2h 19min

 

20 de agosto: Como sobreviver a uma crise em São Bento

Nesta noite, a célebre Estação de São Bento será mais do que um lugar de passagem habitual. Parar em São Bento será sinónimo de Profissionais da Crise.

Sandra Bullock é Jane Bodine, uma consultora política especialista em arranjar soluções para as alturas mais complicadas. Jane está afastada da profissão há algum tempo, quando recebe um pedido de Pedro Castillo (Joaquim de Almeida) para o ajudar como candidato à presidência.

Em qualquer outra altura, Bodine recusaria, mas decide aceitar a proposta para ganhar contra o seu antigo rival Pat Candy (Billy Bob Thornton), consultor político de um outro candidato. Daqui em diante, dá-se início a um jogo de manipulação, que nos guia pelos bastidores e contornos de uma campanha política.

Género do filme: Comédia, Drama

Ano de lançamento: 2015

Duração: 1h 48min

 

 

26 de agosto: Grandes amigos juntam-se no Jardim

Num filme de pequenos e graúdos, O Amigo Gigante instala-se no Jardim de Arca D’água, junto à Universidade Fernando Pessoa.

Na direção de Steven Spielberg, nasce a personagem da pequena órfã Sophie (Ruby Barnhill). Graças à sua curiosidade aguçada, Sophie encontra um gigante que, embora detentor de uma aparência aterradora, demonstra ser um grande amigo com um grande coração. Este gigante recusa-se a comer crianças, como todos os outros da sua espécie. Juntamente com o apoio da Rainha de Inglaterra (Penelope Wilton), os dois partem no combate aos gigantes malvados que planeiam aterrorizar as cidades e a raça humana.

Género do filme: Aventura, Fantasia

Ano de lançamento: 2016

Duração: 1h 57min

 

 

27 de agosto: À boleia do Tarzan

Já todos conhecemos o lendário Tarzan. Um menino órfão criado na selva por animais que tenta, mais tarde, aventurar-se numa vida entre humanos. O que acontece depois é agora possível descobrir no Museu do Carro Elétrico.

Na última sessão da iniciativa, retrocedemos à década de 30, quando Tarzan (Alexander Skarsgård) é novamente chamado à selva, onde assume o papel de emissário do Parlamento Britânico, a pedido do capitão Rom (Christoph Waltz). No entanto, este regresso trata-se de um plano mortal arquitetado pelo capitão para despertar a personagem selvagem Tarzan, sem saber aquilo que estaria prestes a desencadear.

Género do filme: Aventura, Ação

Ano de lançamento: 2016

Duração: 1h 50min

 

 

A iniciativa Cinema Fora do Sítio é uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto, a PortoLazer e a Fundação INATEL.