I Let You Go foi escolhido de entre uma pequena lista que continha autores como J.K. Rowling (sob pseudónimo, Robert Galbraith) ou o já por duas vezes vencedor Mark Billingham.

Agente da polícia durante 12 anos, Mackintosh tornou-se escritora em 2011, ano em que deixou as forças policiais. O seu livro foi o grande premiado de uma lista inicial de 18 nomes que mais tarde deu origem a seis finalistas. A New York Times considerou a narrativa como “brilhante” e “genuinamente chocante”. I Let You Go conta a história de uma jovem mulher que se mudou para uma vila isolada em Gales após o atropelamento e consequente morte do seu filho.
O prémio, atribuído no passado dia 21 de julho, inaugurou o festival de escrita policial de Theakston Old Peculier, em Harrogate.

Imagem: Goodreads.com

Imagem: Goodreads.com

De entre os restantes vencedores destaca-se Val McDermid, galardoada com o Prémio Carreira pela sua contribuição para o género literário. Quando questionada sobre qual a sensação de fazer parte de uma lista restrita que inclui autores como Ruth Rendell, PD James ou Colin Dexter, McDermid mostrou-se “honrada e emocionada”. “O carinho e apoio desta comunidade de escritores e leitores do festival não tem paralelo em mais algum lugar portanto isto significa muito para mim. Este ano é publicada a minha 30.ª obra e não consigo encontrar melhor forma de celebrar” confidenciou a autora.
J.K. Rowling, que também fazia parte dos seis finalistas com o seu livro Career of Evil, o terceiro sob pseudónimo, deixou o seu apoio a Mcdermid, considerando-a a “Rainha do Crime”.
Ela tem-nos guiado há já algum tempo. Um dos momentos de mais orgulho para Robert [o seu pseudónimo] foi ler uma crítica favorável da grande McDermind. Enviei-lhe uma nota de agradecimento numa caligrafia inventada e, duas semanas depois, quando fui desmascarada, enviei-lha novamente sob o meu nome.”, acrescentou Rowling.
O festival anual é a maior celebração do género no mundo, e o prémio agora na sua 12.ª edição e que compreende um valor de 3.000 libras é o mais importante e prestigiado no Reino Unido.