Pela autoria da Decanter, uma empresa de licores sediada em Valença, nasce a primeira coleção de licores com “sabor a Portugal”. Os sabores são variados, mas todos remetem para os sabores históricos do país.

A coleção Cantares a Portugal compreende um conjunto de cinco licores com sabor a ervas aromáticas, perico (uma espécie de pêra, autoctone da região de Valença), café original, chocolate e ginja, pastel de nata e arroz doce. A novidade chegou na semana passada a várias lojas da especialidade e às lojas dos aeroportos portugueses.

Apenas foram produzidas cerca de 1.000 unidades de cada sabor, num total de 6.000 unidades. As garrafas são decoradas com uma ilustração alusiva ao filigrana e aos bordados de Viana do Castelo e vem acompanhado pelas frases dos autores portugueses preferidos do criador da marca, João Guterres.

Já estou a trabalhar na criação de outros sabores, como o de pimenta da India, ginja com especiarias, flor de sabugueiro, de papoila, de borrachinhos de Valença, de biscoitas milhas do convento do bom jesus de Valença”, explicou o criador à Lusa.

O maior consumidor já se destacou: já houve uma encomenda destes licores vinda do Canadá.