Coma melhor, poupe mais: assim é denominado o  novo curso de nutrição online criado pela Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP). Totalmente gratuito, pretende dar a conhecer conceitos e dicas fundamentais num regime alimentar saudável e económico.

A formação está dividida em quatro módulos, o primeiro dos quais se foca nos princípios gerais de uma alimentação saudável, apoiado no grande pilar da dieta mediterrânica, a Roda dos Alimentos. Entre outras coisas os formandos aprenderão a interpretar, corretamente, os rótulos dos alimentos, a preparar refeições com sobras e a confecionar e preservar, melhor, os alimentos.

A gestão do dia-a-dia alimentar será focalizada no segundo módulo do curso, nomeadamente o planeamento, a compra, a confeção e a conservação dos alimentos. Os benefícios da dieta mediterrânica serão estudados, exaustivamente, no terceiro capítulo, como a importância do consumo de sopa, do pequeno almoço e a alimentação das crianças na escola. Não menos importante será, com toda a certeza, a desmistificação de alguns mitos a cargo da última parte do Coma melhor, poupe mais.

O curso será complementado com um conjunto de receitas elaboradas pelo chef Hernani Ermida. Estas colocam em prática os ensinamentos dos quatro módulos. Os conteúdos são disponibilizados em vídeos, leituras complementares e animações.

O Coma melhor, poupe mais deriva de uma adaptação do manual Alimentação inteligente: coma melhor, poupe mais, tornando-o num formato “mais próximo e interativo” que pode chegar “à casa dos portugueses de uma forma muito imediata e apelativa”, disse em declarações à agência Lusa, Maria João Gregório, co-autora do livro.

Este manual fornece um grande leque de recomendações, conselhos e dicas para auxiliar a população a comer melhor e mais barato. “Foi desenvolvido num período de crise em Portugal, em que a mudança de hábitos alimentares podia ocorrer em resultado de uma menor disponibilidade do rendimento por parte das famílias portuguesas”, afirmou. Fazem, ainda, parte da sua elaboração Maria Cristina Teixeira Santos, Sara Ferreira e Pedro Graça, em colaboração com a Direção Geral da Saúde e a Edenred.

O curso online está a decorrer desde do passado dia 20 de junho, na plataforma MiriadaX, um agregador que põe à disposição dos utilizadores um conjunto de MOOC’s (Curso Online Aberto e Massivo) . Terá uma duração de quatro semanas. Se não te conseguiste inscrever nesta edição terás a oportunidade de o fazer na próxima que se realizará ainda este ano.