Interno_SalaCinema-2

Cinemas com mais espectadores e receitas no primeiro semestre do ano

Os cinemas portugueses tiveram mais espectadores e receitas de bilheteira no primeiro semestre de 2016, comparando com os resultados do mesmo período do ano anterior. O filme de animação Zootróplis foi o filme mais visto pelos portugueses, com 391128 espectadores e 1,8 milhões de euros de receita de bilheteira.

Segundo os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre janeiro e junho de 2016, os cinemas portugueses registaram 6,8 milhões de espectadores, evidenciando uma subida de 168 mil bilhetes emitidos em relação ao primeiro semestre de 2015.

No que respeita às receitas brutas de bilheteira, houve, igualmente, uma subida de quase 700 mil euros, aumentando de 33,9 milhões de euros para 34,6 milhões de euros. O filme português mais visto nas salas de cinema portuguesas, no primeiro semestre deste ano, foi a comédia O Amor é Lindo… Porque Sim!, de Vicente Alves do Ó, com cerca de 31109 espectadores.

Dos filmes portugueses mais vistos, no primeiro semestre deste ano nos cinemas portugueses, destacam-se Axilas, o último filme de José Fonseca e Costa, com 4335 espectadores, o premiado John From, de João Nicolau, com 1404, e o documentário Mudar de Vida – José Mário Branco, vida e obra com 1227.