oculosdesolganga

De calças de ganga a óculos de sol

A marca inglesa produtora de óculos Mosevic estreou uma linha inovadora de óculos de sol feitos a partir de calças de ganga. A coleção chama-se Worn e surge com o objetivo de reutilizar retalhos de ganga.

A criatividade está na produção

Como se transforma um par de calças de ganga em óculos é, à partida, um mistério.

Depois de recortados os moldes, os tecidos são revestidos com resina sintética, de forma a criar um material sólido. Este material é designado pela empresa de “Solid Denim” e é o que permite a eficácia da linha Worn Collection. Cada par de óculos precisa de cerca de dez camadas de tecido.

Fonte: Mosevic
Apesar da utilização de máquinas no processo de criação, os óculos de sol da Mosevic caracterizam-se por terem um acabamento manual.

 

Numa segunda etapa, a ganga é cortada com uma máquina que está a ser controlada por um computador. O processo final tem, no entanto, um toque manual, onde a armação é reforçada com fios de aço, para os tornar mais resistentes e flexíveis.

Uma história com etiqueta britânica

Com lugar numa oficina em Cornwall, no Reino Unido, a Mosevic é o espelho dos seus designers. A empresa foi fundada por Jack Spencer e Alex Boswell, dois designers que centraram a sua carreira na criação de produtos sustentáveis. Após quatro anos de desenvolvimento de ideias e prototipagem, nasce o projeto em torno do qual gira agora a empresa.

Os óculos encontram-se à venda no site da Mosevic, a partir de cerca de 134€.