Todos conhecem a personagem voluptuosa de Quem Tramou Roger Rabbit? (1988), mas quantos saberão quem serviu de inspiração para a personagem de Jessica Rabbit? Na verdade, a personagem foi inspirada em Vikki Dougan, modelo e atriz de cinema nos anos 50.

Vikki era conhecida no meio cinematográfico por aparecer sem ser convidada nas festas de Hollywood. A indumentária que escolhia era sempre ousada: saias curtas, decotes avantajados e costas descobertas – foram os vestidos que escolhia que lhe deram a alcunha de “The Back” e que escandalizaram a alta sociedade de Hollywood nos anos 50.

Nasceu com o nome Edith Tooker no dia de ano novo, em Brooklyn. Começou no mundo da moda aos 11 anos e teve uma carreira bem-sucedida e estavel até conseguir o seu primeiro papel numa longa metragem (mesmo que nunca lhe terem sido atribuídos créditos por esse filme): o drama Back From Eternity. Depois disso participou em filmes como Túnel do Amor e The Rebel Set. 

Enquanto modelo, despertou a curiosidade de muitos fotógrafos (tanto a sua aparência quanto a sua reputação lhe granjearam algum respeito na área da moda) e, em 1953, o fotógrafo Ralph Crane desenvolveu um trabalho extensivo para a LIFE magazine onde se centrou na figura de Vikky. Também apareceu na Playboy e foi namorada de Frank Sinatra. Foi considerada uma sex symbol da sua época, em conjunto com Marilyn Monroe.transferir

Apesar de nunca ter sido muito bem sucedida no cinema e de ter desaparecido ainda durante a década de 50, conseguiu ser recordada e imortalizada pelo criador do filme Quem Tramou Roger Rabbit?Gary K. Wolf, que se lembrou de Vikki na altura de criar uma personagem sensual e feminina. Todos achavam que se tratava de uma caricatura da modelo – exceto a própria que, hoje com 87 anos, afirma  nunca ter visto o filme.