O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Sozinho em Casa

Estes 24 gifs revelam os significados da linguagem corporal

Muitas vezes não precisamos de falar para que os outros entendam o que queremos dizer – o nosso corpo fala por si. É a chamada “linguagem corporal”. Porém, esta nem sempre é fácil de decifrar e esconde alguns mistérios. Fica atento aos gifs que se seguem, que revelam os significados da linguagem corporal mais comum do nosso dia-a-dia, e torna-te num verdadeiro Dr. Cal Lightman.

1. Olhar diretamente nos olhos

Este gesto denuncia interesse, atração. Por outro lado, pode ser um sinal de dominância – o primeiro a desviar o olhar é, teoricamente, o menos dominante.

2. Distância

Este gesto é de senso comum – se queres saber se alguém se sente confortável contigo, aproxima-te da pessoa ou vai contra ela e observa a sua reação. Quanto mais afastado estás de uma pessoa, menos confortável te sentes na sua presença. Por outro lado, quanto mais perto de alguém, mais próxima é a relação com a pessoa e, portanto, mais confortável estás com ela (a menos que estejas num autocarro da Carris em dia de greve de metro).

3. Esfregar os olhos

Normalmente indica cansaço. Pode querer também dizer que a pessoa se sente desconfortável. O desconforto poderá fazer com que os olhos criem mais lágrimas que o normal e, como tal, a pessoa poderá esfregá-los na tentativa de o disfarçar, virando também a cabeça para o lado.

4. Olhar para baixo

Este ato indica que a pessoa esconde algo ou que se sente culpada. Por outro lado, quando sucede após alguém ser cumprimentado por outra pessoa, pode indicar timidez ou vergonha. Este gesto transparece uma certa distância entre os envolvidos e pode denunciar uma certa submissão.

5. Fechar os olhos

Este gesto é uma forma de “fugir do mundo”. Pode querer dizer que a pessoa se quer desligar da realidade, daquilo que está a viver no momento. Durante uma conversa, por exemplo, a pessoa que fecha os olhos poderá não querer ouvir o que a outra tem para lhe dizer.

6. Mãos inquietas

Quando alguém não pára de mexer nas mãos ou toca constantemente numa mesa, por exemplo, pode significar que está cansado e impaciente. Se estás a falar com alguém e a pessoa não pára de mexer as mãos, é provável que não te esteja a ouvir com total atenção.

7. Pernas inquietas

Tal como as mãos, mexer freneticamente as pernas ou estar sempre a bater com os pés no chão, poderá indicar impaciência.

8. O andar

O andar pode dizer muito acerca de uma pessoa. Se anda curvada para baixo, pode demonstrar depressão ou falta de confiança. Andar com uma postura direita, pelo contrário, demonstra auto-confiança. Se a pessoa anda muito rápido, provavelmente está com pressa para chegar a algum lado.

9. “Encher o peito”

Esta é uma atitude mais associada aos homens. Das duas uma, aquele que realiza este gesto quer intimidar outra pessoa, parecendo mais forte, ou então poderá sentir-se atraído pela pessoa com quem está.

10. Mãos na cintura

Pode demonstrar que a pessoa está pronta para algo ou pode subentender uma atitude agressiva.

11. Coçar a cabeça

Este é um sinal universalmente reconhecido como representativo de dúvidas ou confusão.

12. Mãos atrás das costas

Frustração, raiva ou apreensão. Pode ainda demonstrar respeito perante alguém.

13. Mãos fechadas com força (em punho)

Este gesto indica frustração ou nervosismo. Ao conversar com alguém que adota este sinal violento, as coisas poderão não correr da forma mais calma.

14. Tocar em alguém

O toque indica confiança em alguém e demonstra que as pessoas estão confortáveis uma com a outra.

15. Braços cruzados

Este gesto normalmente indica uma postura defensiva. Pode também querer dizer que a pessoa não concorda com aquilo que está a ouvir ou com as ações da pessoa com quem está a comunicar. Este é um gesto, essencialmente, de desconforto relativo a algo.

16. Olhar para cima

Isto pode significar que a pessoa está a pensar, a criar cenários na própria mente (olhar para cima e para a direita) ou a tentar lembrar-se de algo (olhar para cima e para a esquerda). No primeiro caso, se olhar para a direita, poderá denunciar alguém que mente, que procura uma “desculpa”. Porém, por vezes, as direções do olhar, com repetivos significados, podem estar trocadas. Em caso de dúvida, podes pedir a alguém para imaginar algo e para se lembrar de algo para perceberes para que lado olha.

17. Abrir muito os olhos

Este gesto indica surpresa perante algo e, normalmente, é acompanhado por um levantar de sobrancelhas. É um dos sinais mais universais e perceptíveis.

18. Olhar em volta

Isto serve para evitar olhar para a pessoa com quem estás a comunicar, indicando que não estás atento e buscas uma distração. Pode ainda querer dizer que não gostaste de algum comentário feito.

19. Limpar a garganta

Ansiedade, nervosismo, são as principais causas para alguém limpar a garganta.

20. Bater o pé

É usado como sinal de irritação ou raiva, de modo a intimidar alguém.

21. Roer as unhas

Este ato demonstra insegurança ou ansiedade. Pode querer dizer que a pessoa está sob stress. Muitas vezes este hábito é criado sem aquele que o realiza se aperceber.

22. Mão na bochecha

Perdido no pensamento, distraído do mundo real, pensativo, concentrado, aborrecido podem ser alguns dos significados deste gesto.

23. Mexer no nariz

Pode significar que a pessoa não acredita no que ouve, que rejeita algo ou ainda que está a mentir.

24. Mexer na orelha

Isto pode demonstrar indecisão na tomada de uma determinada situação.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.