A maior feira profissional de música da Europa – e, ao mesmo tempo, também festival de música – o Eurosonic Noorderslag – vai ter como foco do próximo ano o país que tem francesinhas, a Torre de Belém e o galo de Barcelos. A conferência de imprensa ocorreu no recinto do NOS Primavera Sound.

Eurosonic NoorderslagEurosonic Noorderslag reúne na cidade holandesa de Groningen 3900 profissionais da música e mais de 340 showcases de artistas de toda a Europa. Este ano celebrou a 30.ª edição, com 175 painéis de conferências.

A tradição é simples. Todos os anos é celebrada a música de um país europeu. Na edição do próximo ano, esse país é Portugal. Isto significa que, em 2017, mais artistas portugueses poderão apresentar os seus projetos a milhares de profissionais e espectadores.

Além disto, o European Talent Exchange Program, que visa estimular a circulação e divulgação de artistas europeus em festivais, vai contar com o NOS Primavera SoundSuper Bock Super Rock e o Westway LAB Festival. Desde 2003, o ETEP já apresentou 972 artistas em 2690 concertos, em 31 países. HozierJames Blake, entre outros foram alguns dos artistas que foram projetados com esta iniciativa.

O site oficial do Eurosonic Noorderslag já tem as inscrições abertas para os artistas portugueses que se queiram candidatar a participar no festival. O prazo é até dia 1 de setembro. A próxima edição do festival decorre entre 11 e 14 de janeiro de 2017, na cidade holandesa de Groningen.

Eurosonic NoorderslagEurosonic Noorderslag