Como diria um dos maiores ícones atuais da dança, Misty Copeland: “O sucesso não é fácil de atingir e eu penso que todos sabemos que com trabalho árduo, perseverança e espírito aberto podemos chegar ao topo”. Também a bailarina do American Ballet Theatre participou em cursos de verão para consolidar os seus conhecimentos.

Por isso, as férias podem ser o pretexto certo para novas aprendizagens no mundo das artes performativas. Os mais experientes podem descobrir novas linguagens e atingir novos limites. Mas quem quiser ter uma aventura de verão também terá oportunidade. Selecionámos alguns cursos e workshops de verão um pouco por todo o país.

Dança

Despertar a essência do teatro e da dança no Porto

A viagem em busca de aulas de dança começa no Porto. De 4 a 8 de julho, jovens dos 14 aos 20 anos podem-se aventurar na dança e no teatro com classes de dança clássica (iniciação), dança contemporânea (iniciação), voz e movimento (teatro). O curso realiza-se na Sala Jardim, do Coliseu do Porto. Toda a formação custa 75 euros, sendo que uma modalidade tem o valor de 30 euros e duas o de 50 euros. A organização pertence ao Balleteatro.

13331034_1041998022535742_8544605840270470920_n

Um curso de verão na Covilhã

As vagas são limitadas e as inscrições já começaram. Há três níveis de ballet, dança contemporânea e alongamentos e realiza-se de 4 a 9 de julho. A companhia Kayzer Ballet tem apostado na escola de dança e no seu último espetáculo até participaram alunos.

Foto: Carlos Pimentel

Foto: Carlos Pimentel

Ballet cubano em Leiria

Este foi mais um ano em cheio para a academia Annarella Roura Sanchez. Um dos seus alunos prodígio, António Casalinho, venceu o Youth American Grand Prix no dia 29 de abril e a Assembleia da República e o Presidente da República congratularam o jovem bailarino.

Neste verão, a academia vai promover um curso intensivo de verão com nomes do ballet cubano, como Caridad Martinez, Venus Villa, Corey Landolt, da The Washington Ballet Company e Maria Luisa Carles,  pertencente ao Teatro Nacional São Carlos, Companhia Nacional de Bailado e Ballet Nacional de Panamá. O curso acontece de 20 de junho a 12 de agosto, para bailarinos de nível intermédio, avançado ou profissional dos 10 aos 28 anos.

13179124_1018675331502525_7294783317811229872_n

Foto: Facebook Annarella Roura Sanchez

Uma experiência com professores do Conservatório Nacional (Lisboa)

A Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) recebe mais uma edição do curso de verão de 4 a 16 de julho. Há professores já conhecidos da EDCN como Constança Couto,Boris Storojkov ou Pedro Carneiro, antigos alunos e atuais bailarinos como Gonçalo Andrade, ou professores com cursos da Academia Vaganova, como Alla Shirkevitch, ou ainda Bruno Sky Fly, vencedor da primeira edição do Aqui há Talento. Haverá barra de chão, dança criativa, dança indiana, hip hop ou práticas de palco. O preço do curso depende do número de aulas escolhidas.

Foto: Facebook de Cursos de Dança Associação

Foto: Facebook de Cursos de Dança Associação

Na Jazzy são quatro meses pelo preço de três (Lisboa)

A academia acabou de sair do palco do Rock in Rio e vai estar no dia 17 de julho com o espetáculo de final do ano no Teatro Tivoli. Mas é em estúdio que tudo se faz acontecer. A Jazzy tem sempre workshops para todos os gostos, mas no verão, incluindo junho, julho, agosto e setembro, poderás ter livre trânsito por 49 euros. A campanha decorre até dia 15 de junho.

Foto: Facebook da Jazzy Dance Studios

Foto: Facebook da Jazzy Dance Studios

Duas semanas com grandes nomes da dança contemporânea (Lisboa)

A academia Mdance vai condensar em duas semanas alguns dos nomes mais sonantes da dança contemporânea de 25 de julho a 6 de agosto. São Castro, António Cabrita , Margarida Belo Costa, Miguel Ramalho, Tom Collin ou Elson Ferreira são alguns dos bailarinos e criadores presentes. Vai haver técnica de dança clássica e contemporânea, barra de chão, experiência coreográfica, dueto contemporâneo, organic movement exploration, jam session e conversas com algum dos profissionais. O preço pelas duas semans é 180 euros, sendo que uma é 40 euros e duas 95 euros.

13319856_1740247136245790_620857536302935179_n

Entre o teatro e a dança, entre os estúdio e o palco, na Amadora

De 25 a 31 de julho, entre o palco do Cineteatro D.João V e os estúdios da Quorum Academy, crianças e adultos podem ter apredizagens da dança ao teatro. No Cineteatro vão ter aulas com Barbora Hruskova (CNB), Daniel Cardoso (Quorum Ballet), Sylvia Rijmer (ex Ballet Gulbenkian), António Silva (vencedor do UDO 2010-World Street Dance Championships) e Sofia de Portugal (Teatro dos Aloés / Profª residente na ACT). Nos estúdios da academia as aulas serão com Inês Pedruco (Quorum Ballet), António Silva (vencedor do UDO 2010-World Street Dance Championships), Patricia Henriques (ex CPBC) e Daniel Cardoso (Quorum Ballet). Os preços vão dos 45 euros aos 175 euros, com as aulas avulso a 17 euros.

Foto: Bruno Mendes

Foto: Bruno Mendes

Uma campo de verão com hip hop em Sintra

O Dance Summer Camp realiza-se no Parque de Campismo de Almornos, de 28 a 31 de julho. Há modalidades como dancehall, breaking, hip hop & house, LA style e girlie e nomes como Dagu, Marcio Ratinho, Rui Alves, Byron, Lucia Baronesa ou Lucia Mesquita. Os quatro dias e as três noites são 80 euros, mas um dia é 35 euros.

13254169_994814557254817_4313070290853826890_n

O curso intensivo em Faro

Pela décima sexta vez, a Belieaev Centro Cultural (BCC) organiza um curso de verão, no Espaço.d, que culmina com um espetáculo final no dia 24 de julho, no Teatro das Figuras. A escola de verão realiza-se de 11 a 23 de julho e tem ballet, com Rui Reis, variações, com Margot de Andrade, dança de caráter, com Natalia Abramova, dança contemporânea, com Daniel Cardoso, acrobática, com Evgeniy Belyaev e hip hop, com Maria Dias. As inscrições encerram no dia 20 de junho.

Foto: Facebook da Companhia de Dança do Algarve

Foto: Facebook da Companhia de Dança do Algarve

Teatro

Como encenar ópera (Aveiro)

Claudio Hochman apresenta proposta durante todo o ano. Para o verão, destacamos o curso de Encenação de Ópera, de 19 a 29 de julho. O curso está inserido no XVIII Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro e no último dia haverá uma récita no Teatro Aveirense. Desde a aprendizagem dos elementos constitutivos da ópera, ao trabalho com os cantores, a relação com o maestro ou à relação com os textos, ainda há tempo para em dez dias entrar na construção das personagens da Flauta Mágica.

Foto: ClaudioHochman.com

Foto: ClaudioHochman.com

Aprender teatro num sítio menos convencional (Lisboa)

O curso de verão da Oficinas Teatro Lisboa já se realizou numa tenda de circo ou no museu da água. Este ano volta à Tapada da Ajuda. A ideia é puxar pela o espírito critico e a criatividade através do ambiente, tendo como base a performance teatral. Para jovens até aos 16 anos, são cinco semanas, que começam no dia 27 de junho e terminam no 29 de julho. O formador é o ator e encenador João Rosa, que já encenou peças como O Crime de Aldeia VelhaA Casa de Bernarda Alba,  Antes de Começar ou A vida é sonho. O preço total do curso é 130 euros.

Foto: Oficinas Teatro Lisboa

Foto: Oficinas Teatro Lisboa

Aprender a fazer um espetáculo (Lisboa)

Em cinco semanas diferentes, de junho a setembro, a Culturgest propõe oficinas com artistas da programação. O nosso filme é como um grão, com oficina de imagem, Jardim – Poema,  Ilusões de Papel, com expressão dramática e plástica e Comer a Língua, com Escrita Criativa. A lotação é limitada a 15 participantes de cada vez e o preço por cinco dias é 40 euros.

Foto: Culturgest

Foto: Culturgest

Uma viagem pelo teatro musical (Lisboa)

A EDSAE Escola de Musicais propõe um curso com Amanda Guidi, do IAB – Barcelona. As aulas de Technical Jazz Class  e Musical Theatre Choreography podem ser frequentadas de 15 a 17 de julho (longa duração) ou de 16 a 17 de julho (curta duração). As inscrições terminam no dia 30 de junho e é necessária experiência mínima em Dança Jazz, Ballet ou Dança Contemporânea. O curso de curta duração é 92 euros e o de longa duração é 154 euros.

Foto: Facebook EDSAE Escola de Musicais

Foto: Facebook EDSAE Escola de Musicais

Queres ser um palhaço? (Lisboa)

A Escola de Atores Evoé vai dedicar o seu curso de verão aos palhaços, ou melhor, a quem quer representar como um. Marta de Carvalho lecionará Clown e Comicidade, de 25 a 27 de julho. Segundo o site da escola, a sua proposta é, : “Trabalharemos a arte do palhaço a partir da noção de presença e da relação com o público na busca do ridículo de cada acção.” O preço é 60 euros. De 28 a 31 de julho, Luis Louis ensinará Mimo Total, onde entra o pensamento, o corpo e a voz. O preço é de 125 euros.

Foto: Evoé

Foto: Evoé

Teatro para todas as idades (Carnide)

A Companhia da Esquina propõe umas férias artísticas para jovens a partir dos 16 anos. Ainda sem muitos pormenores, sabe-se que a formação é de teatro e será de quarta a sexta, das 18h30 às 21h00, e sábado, das 10h30 às 14h00.

Foto: Facebook Companhia da Esquina

Foto: Facebook Companhia da Esquina

Como fazer a voz de um desenho animado (Lisboa)

De 11 a 15 de julho, crianças e adolescentes dos 10 aos 15 anos podem aprender a fazer dobragens de animação. As vagas estão limitadas a 10 pessoas e o horário é das 9h30 às 17h00. A organização está a cargo da ZOV , que fica nas Escadinhas do Alto do Restelo.

Foto: ZOV

Foto: ZOV

Um ATL com  teatro e dança (Estoril)

Artes do Palco é um curso mais dedicado aos mais novos, nomeadamente até aos 15 anos. Na Alma Studio, no Monte Estoril, realiza-se de 4 a 29 de julho e terá aulas de cinema a teatro musical. A inscrição é de 35 euros, uma semana 98 euros e duas semanas 160 euros.

Foto: Facebook AlmaStudio

Foto: Facebook AlmaStudio