O verão está quase a chegar e as artes performativas nem sempre ficam presas ao espaço do Teatro. Quer seja em festivais, nas festas de Lisboa ou na praia, o teatro e a dança também podem ser vistos ou experimentados em locais menos convencionais. Selecionámos sete atividades. 

Teatro nas lojas históricas de Lisboa

De 16 a 25 de junho, o Teatro das Compras volta a ser representado em lojas da Baixa Pombalina. Este é um projeto já com sete anos e pretende preservar a história das lojas emblemáticas de Lisboa.  Cada peça tem em média de 20 minutos.

Os espetáculos deste ano foram escritos por Dulce Maria Cardoso, Jorge Palinhos e Sandro William Junqueira. Este ano o elenco e completamente feminino com: Cláudia Andrade, Cláudia Gaiolas, Custódia Gallego, Flávia Gusmão, Leonor Cabral, Maria Ana Filipe, Marta Cerqueira, Mónica Calle e Sílvia Figueiredo. O Hospital das Bonecas, a Retrosaria Bijou ou a Barbearia Oliveira são algumas das lojas com espetáculos. A entrada é livre.

Foto: Festas de Lisboa

Foto: Festas de Lisboa

O artista na cidade nas festas de Lisboa

A proposta das Festas de Lisboa para dia 17 de junho é: “uma noite musical-dançante, entre a performance e o concerto, em colaboração com músicos, DJs e bailarinos da cidade num sítio único: os Terraços do Carmo” com o coreógrafo e bailarino Faustin Linyekula. Depois de ter estado com peças no festival Alkantara 2016 será acompanhado com Parlement Debout, do coreógrafo congolês Papy Ebotani, artista associado dos Studios Kabako. O espetáculo é nos Terraços do Carmo, por volta das 19h00.

Foto: Andreas Etter

Foto: Andreas Etter

Hula hula na praia

O Ecstatic Beach Dance volta à praia do Rei, na Costa da Caparica. Das 19h00 às 02h00, no dia 24 de junho, a proposta é um sunset em que a dança na praia é rainha. O pretexto é o festejo da chegado do verão. O que é preciso? A típica energia associada aos eventos do Ecstatic Dance.

13315725_1032746596819785_2819275744045191839_n

Bollywood no Intendente

Depois de ter estreado no Teatro Nacional D. Maria II, Companhia Limitada: Estação Terminal vai estar no Intendente em Festa. Entre workshops e estreias, como Novo Circo, da  Companhia Erva Daninha, haverá espaço para a música com um concerto de Aldina Duarte ou de um grupo musical com os trabalhadores da limpeza urbana, denominado Arroiada. Bollywood regressa este ano com uma feira cultural na  Rua do Benformoso, com dança, música ou vestuário. Tudo de 2 a 17 de julho.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O São Carlos sai à rua

De 8 a 30 de julho, há espetáculos grátis no Largo do Teatro São Carlos. Logo no primeiro dia do Festival ao Largo a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo sobem a palco com direção musical de Joana Carneiro e Pedro Meireles, no violino. No dia 15, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos interpretam Portugal na Primeira Grande Guerra.

Nos dois dias seguintes há Fantasia para Romeu e Julieta, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa. No dia 21, Mário Laginha vai estar ao piano num espetáculo da Orquestra Gulbenkian, com direção musical de Pedro Neves. De 28 a 30 de julho é a vez da dança subir a palco com 5 Tangos, de Hans van Manen, Serenade, de Balanchine, e Herman Schmerman, de William Forsythe, com a Companhia Nacional de Bailado. São estes alguns destaques da programação.

Foto: RTP

Foto: RTP

Shakespeare por teatros lusitanos

Como reforçar que Shakespeare está vivo após 400 anos da sua morte, de 8 de julho a 13 de agosto, o São Luiz Teatro e o Teatro Nacional D. Maria II juntaram-se para organizar o Glorioso Verão/Festival Shakespeare. Entre filmes, atividades para os mais novos, reposições de peças ,como By Heart ou Macbeth, de João Grosso, há espetáculos de final do ano, como Sonho de uma Noite de Verão, Shake, Shake, Shake Meu Amor ou Cimbelino, este sim, ao ar livre nas Ruínas do Convento do Carmo.

imgs_site_785x247_123_1465458209

Danças populares no Alentejo

Agosto é mês de Andanças. De 1 a 7 de agosto, a Barragem Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, recebe os típicos bailes noturnos com ritmos de um pouco de todo o mundo e aulas de dança para todos as idades e habilidades. Este ano já estão garantidos kathak do norte da Índia, À Deriva Teatro, Swing Station, Toques do Caramulo, Bailómondo ou Parapente70. Os bilhetes já se encontram à venda.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação