Paquete de Oliveira
Fotografia: Jornal Público

Morreu Paquete de Oliveira

Paquete de Oliveira, sociólogo e jornalista, faleceu hoje aos 79 anos, vítima de doença prolongada. Atualmente o académico madeirense era Provedor do Leitor do jornal Público, que avança esta informação. 

Foi padre e, em paralelo com a atividade religiosa, iniciou a sua carreira jornalística aos 23 anos, como chefe de redação do Jornal da Madeira, pertencente à Diocese da região, onde esteve até 1966. Já no início dos anos 70 inicia estudos em Sociologia na Pontífice Universidade Gregoriana, em Roma, onde se viria a licenciar no ano de 1973.

Regressa a Portugal e, a partir de 1976, começa a colaborar com o ExpressoDiário de Lisboa e também, durante cerca de 10 anos, no Jornal de Notícias. Alcançou notoriedade como comentador do programa Casos de Polícia entre 1992 e 1997 e ainda como o primeiro Provedor do Telespectador da RTP, cargo que ocupou entre 2006 e 2011.

Foi professor universitário a tempo inteiro, tendo dado aulas e realizado investigação no ISCTE, onde coordenou o mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, ISCSP e ISEG. Desempenhava as funções de Provedor do Leitor do Público desde dezembro de 2013.