Sílvia Alberto nos Santos Populares
Fotografia: RTP

Santos Populares vezes três na RTP1

Balões coloridos, muito sol, cheiro a manjerico, sardinhas e entremeada a assar na grelha da RTP1. Os Santos Populares estão aí e a estação pública aproveitou a época para servir aos jornalistas a sua aposta tripla para esta época: Santo António, São João e São Pedro vão entrar na programação.

Vanessa Oliveira, que apresentará as três principais noites, explica de forma simples o objetivo desta aposta. «Queremos mostrar a nossa diversão. Se nós estivermos divertidos, os outros divertem-se a ver e até ficam com vontade de vir comemorar connosco», adiantando que é uma grande fã desta época festiva.

Quem também admite ser um folião desta altura do ano é José Carlos Malato, que garante que «Vai ser muito bom, para mim é uma espécie de lenitivo, eu gosto muito de fazer os Santos Populares». O apresentador, que também já apadrinhou algumas Marchas Populares em Lisboa, não esconde o gosto que tem por ajudar a celebrar esta época. Este ano junta-se a tarefa aliciante de «escrever o guião», colocando assim «uma marca pessoal de criatividade» num evento em que valoriza a ligação ao público. «Gosto de estar em convívio com as pessoas, que gostam de me ver na Avenida e com quem eu também gosto de estar!».

Santos Populares na RTP1

Daniel Deusdado, diretor de programas do primeiro canal, sublinhou este contacto com os telespectadores que existe durante estas festividades, com as quais a estação alcança a liderança das audiências. Devido ao sucesso, este ano é acrescentada «uma nova etapa nos Santos Populares, descentralizando a televisão em Portugal e incorporando o único santo que faltava, o São Pedro». As emissões deste ano estarão principalmente focadas nas celebrações em Lisboa (12 e 13 de junho), Porto (23 de junho) e Póvoa do Varzim (28 de junho).

Como é que vai ser a programação?

12 de junho – Santo António

A RTP inicia as festas com a transmissão dos Casamentos de Santo António e das Marchas Populares, em direto de Lisboa.

Sílvia Alberto, que pela segunda vez participa como apresentadora na programação dos Santos Populares, adianta que vai ser “uma aventura bem divertida” para alguém que se descreve como não sendo “casamenteira, casadoira ou casada” mas que se quer surpreender, em conjunto com Herman José, nesta experiência fora da sua zona de conforto. A emissão dos casamentos, que contará ainda com as repórteres Serenella Andrade, Joana Teles e Isabel Angelino, durará entre as 10h00 e as 13h00 e, depois, entre as 16h00 e as 20h00.

Às 21h00 juntam-se Vanessa Oliveira e José Carlos Malato, em direto da Avenida da Liberdade, numa festa que durará toda a noite.

13 de junho

Depois de uma noite de emoções fortes, o dia volta a começar cedo, com Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos a festejarem em Lisboa o dia do padroeiro da cidade, Santo António. Os apresentadores estarão em direto do jardim de Belém. Joana Teles acompanha a emissão em direto do bairro vencedor das Marchas, relatando as emoções e os festejos depois de muitos meses de esforço.

Daniel Deusdado apresenta Santos Populares

23 de junho – São João

São João é no Porto e é lá que a RTP vai estar. A emissão começa pela manhã, com Sónia Araújo e José Carlos Malato em direto da Cidade Invicta. Catarina Camacho, Hélder Reis e Joana Teles estarão na rua a acompanhar a cidade desde o acordar e os preparativos para a grande noite.

À tarde, Jorge Gabriel e Vanessa Oliveira iniciam a contagem decrescente para a noite mais aguardada pelos portuenses. E, ao cair da noite, a RTP estará em direto da Serra do Pilar e da Avenida dos Aliados, com duas duplas: Sónia Araújo e Jorge Gabriel de um lado e Vanessa Oliveira e José Carlos Malato do outro.

28 de junho – São Pedro

O terceiro santo junta-se às emissões do canal estatal em direto da Póvoa do Varzim. As Festas de São Pedro começam de manhã com Sónia Araújo e José Pedro Vasconcelos, que dão a conhecer o cenário para as atividades noturnas.

À tarde, Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel prometem «acompanhar a alegria e o convívio de quem irá participar nos festejos» e, à noite, serão Vanessa Oliveira e Herman José que conduzirão o programa de todas as emoções na noite de São Pedro.

Isabel Angelino contará o que se passa no São Pedro de Évora e Joana Teles estará a relatar os festejos em Sintra.

Mais Artigos
Amor À Vida
‘Amor à Vida’ bate máximo e é mais vista que todas as novelas da TVI