O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
jonas kopp
Tiago Pinheira

Da Argentina para a Estrela – Jonas Kopp deu baile na Serra

Onde antes as chaminés das fábricas dos lanifícios se faziam sobressair ali, naquela cidade encostada à Serra – quase que a adormecer com a velhice -, hoje ouve-se música. A atração da Rua da Indústria, na Covilhã, modificou-se com a passagem dos ventos frios soprados pela Estrela e com ela mudou também a forma de manter os corações bem quentes: antes cardava-se a lã, agora dança-se. Pelo menos assim o fizeram, no passado dia 27 de maio, na Companhia Club, os amantes da música eletrónica.

A lufada de ar fresco que se fazia sentir à entrada previa uma noite e uma manhã sempre a bater o pé. E também não era para menos: o evento organizado pelo festival de música eletrónica Neopop e pela Sub Way Events – organizadora de eventos melodiosos – trazia àquela discoteca o argentino Jonas Kopp, que partilhava a cabine com Gustavo Pereira, ou Gusta-vo, e com os habituais e sempre bons de ouvir Oscar Midi e Andy Burton.

E foram esses mesmos que deram inicio ao bailarico. Os fundadores da Sub Way pediam os primeiros movimentos de anca e eles apareceram: a pista ia-se enchendo à medida que as primeiras batidas preenchiam os poucos espaços vazios. Seguiram-se o conceituado membro da dupla Freshkitos, Gusta-vo e, o nome mais aguardado da noite, o Dj Jonas Kopp. As luzes incandescentes, o ambiente escuro, mas liberal, os sorrisos, os movimentos de corpo, as mãos que inconscientemente se estendiam pelo ar evidenciavam o prazer que a música trazia a cada um.

Notou-se, à medida que o argentino girava umas músicas, que o techno é um estilo cada vez mais apreciado e que está cada vez mais em crescente. Rita Gomes, presença habitual nas festas da Sub Way refere-se ao estilo como algo “recente” na sua vida e que “veio para ficar”. Quanto à organizadora do evento, Rita afirmou: “A Subway, para além de ter tido a audácia de criar algo do género na Covilhã, trouxe uma dinâmica à vida noturna completamente diferente daquilo a que estávamos habituados”. Realçou ainda o “agradável espaço noturno” em que se tornou a discoteca e qualidade sonora partilhada pelas “funktion one”.

No fim da noite, ou inicio da manhã, os mais resistentes foram abandonando o local ainda com o corpo ligado à corrente e com desejos de uma repetição em breve desta festa. A organização mostrou-se satisfeita “com a adesão do público” e com a “parceria”.

Relembramos que o festival Neopop irá decorrer nos dias 4, 5 e 6 de agosto, em Viana do Castelo, e estarão presente nomes como Carl Cox, Frank Maurel, Lewis Fautzi, Glove, Maceo Plex, Jonas Kopp, Nina Kravitz, Sensible Soccers e muito mais.

Fotografia da autoria de Tiago Pinheira.