DSC_0346

“Manual de Instruções” para marinar, fumar ou confitar

O Chef Henrique Sá Pessoa ensinará novas técnicas no seu próximo programa, mostrando que o segredo e o sabor de qualquer prato passam, também, pela técnica.

É já no próximo dia 25 de junho, sábado, que estreia o novo programa de culinária da RTP 1, resultante de uma parceria entre o canal e a produtora Vende-se. Aos sábados às 12 horas poderá aprender variadas técnicas de culinária como o mise en place, o fumar/curar e até o confitar, num total de 13 episódios de 25 minutos.

O novo formato prima pela diferença e inovação. Além dos episódios semanais, vamos poder ver, de segunda a sexta-feira, micro-programas de um minuto e meio,  com 2 técnicas e três receitas, sempre antes do Jornal da Tarde, na RTP 1. O Manual de Instruções vai estar, também, disponível na Web.

Serão disponibilizados conteúdos adicionais, resultantes da colaboração com nutricionistas e outros Chefs, como informação nutricional, curiosidades, entrevistas e vídeos. Foi, também, realizada uma parceria com as escolas de hotelaria do país onde algumas receitas serão protagonizados pelos alunos.  O projeto web conta, ainda, com um site compatível com smartphones, uma página renovada de Facebook e uma nova página de Instagram.

O Espalha-Factos esteve presente na apresentação do programa que decorreu no Restaurante Alma , no Chiado, de Henrique Sá Pessoa. O Chef afirmou que o novo formato será ” para o panorama nacional algo de completamente invador”. Foi, ainda, referido o seu anterior programa O Ingrediente Secreto e a forma como este inspirou os portugueses a cozinhar, já o Manual de Instruções mostra o lado mais profissional da cozinha.

Além de nos brindarem com a presença do Chef, tivemos ainda oportunidade de assistir a um excerto do programa, onde foi preparado um Tártaro de Salmão, bem como ao genérico.

Henrique Sá Pessoa estudou no Institut Cordon Bleu, uma conceituada escola de gastronomia, hotelaria e gestão. Depois de trabalhar em Londres e Sidney regressa a Portugal em 2002, exercendo funções de Chef em diversos hotéis, nomeadamente no Sheraton Lisboa Hotel Spa e no Bairro Alto Hotel.

Em 2005 recebe a distinção de Chef Cozinheiro do Ano e, em 2007, foi galardoado com a Taça Horexpo, ano em que ficou marcado pela publicação do seu primeiro livro Entre Pratos. Em 2008 regressa à edição com Legumes sem Desculpas e venceu o prémio Chef do Ano da Academia da Gastronomia Portuguesa. A 14 de fevereiro de 2099  abre ao público o seu primeiro restaurante Alma, vencedor do Prémio do Restaurante do Ano da Revista de Vinhos. Em 2013 abre o Cais da Pedra, também em Lisboa.

Mais Artigos
Audiências Big Brother
Audiências. Ao sábado, ‘Big Brother’ distancia-se da SIC